Os blogs são tão importantes para o marketing digital que é difícil imaginar um mundo sem eles. Tudo porque direcionam clientes em potencial para seu site, criam reconhecimento de marca, demonstram autoridade em setores tão distintos quanto o automobilístico ou de Chapa de aço inox e atuam como plataformas de lançamento para um maior envolvimento.
Mas se abordá-lo sem um plano de conteúdo bem pensado, talvez não faça o barulho que tanto deseja. Quer entender melhor sobre o tema e criar um escopo para seus textos digitais? Então, vem com a gente.
Resumo da Postagem
1- Documente tudo para ser mais eficaz
Como posso documentar uma estratégia de conteúdo que ainda não existe? Você só precisa ter certeza de que está criando um registro completo de sua estratégia para seguir e consultar. Isso é tão fundamental quanto a criação de um Estação de tratamento de água para uma cidade.
Mesmo que mantenha regularmente discussões com criadores de conteúdo, estrategistas, profissionais de marketing, analistas e outros membros da equipe, estará prestando um desserviço a si mesmo se não escrever em algum lugar ou salvar em algum documento.
De acordo com pesquisas recentes, apenas 32% dos profissionais de marketing que confiam em uma estratégia que só foi compartilhada verbalmente acreditam que seus esforços são eficazes. Por outro lado, 60% dos que as documentam podem dizer o mesmo.
2- Dê ao seu blog um objetivo claro
Antes de entrar na questão da criação de uma estratégia de conteúdo, precisamos definir exatamente o que espera alcançar com o blog. Ele pode servir a uma variedade de propósitos e objetivos, desde aumentar o reconhecimento da marca até nutrir leads.
Isso tudo o auxiliará quando for tomar as melhores decisões para campanhas abrangentes e postagens de blog individuais. Por isso é fato dizer que uma marca de Cabos elétricos com essas especificações, estará à frente de concorrentes que não têm o mesmo planejamento.
Considere estes possíveis usos para o conteúdo do blog:
- Primeiramente, direcionar mais tráfego para seu site;
- Bem como, converter visitantes do site em leads qualificados;
- Atualizar clientes existentes sobre novidades da empresa e lançamentos de produtos;
- Ensinar clientes em potencial sobre suas ofertas de produtos e serviços;
- Enfim, contar a história da sua marca.
3- Decida qual conteúdo será exibido em seu blog
Obviamente, você vai escrever posts. Mas não pare por aí, pois pode ir além e gerar outros tipos de conteúdo! Muitas marcas misturam artigos de notícias com estudos de caso, depoimentos de clientes, comunicados de imprensa e outros.
Essa abordagem nem sempre é aconselhável, pois poderá perder o foco inicial e não ter uma voz clara para dialogar com seus clientes. Pense sempre que o intuito é tornar a vida dos leitores o mais fácil possível.
Se for o caso, faça reuniões semanais ou quinzenais com os redatores contratados e verifique os pontos positivos e negativos visualizados ao longo do tempo.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.