3 Tipos de gatilhos mentais mais utilizados

Quando falamos de estratégias de marketing é essencial pensarmos em formas de atrair o público-alvo, que podem ser feitas de diversas formas, conforme o interesse em relação ao produto, serviço ou experiência.

 

Atualmente, um dos maiores aliados deste processo para cativa novos consumidores e manter os que já conhecem a marca é o uso de gatilhos mentais, pois o inconsciente é um dos maiores determinantes da tomada de decisões.

 

Considerado uma consequência natural do sistema emocional do ser-humano, o uso do gatilho deve ser muito bem pensando pela equipe de estratégia de comunicação: eles agem silenciosamente em uma campanha.

 

Desta forma, para ajudar a entender como funciona e como aplicá-las, separamos os cinco tipos de gatilhos mais utilizados. Confira!

Resumo da Postagem

1. Confiança

Assim como todo relacionamento, a confiança que o público possui em relação a sua marca pode ser aproveitada positivamente em sua estratégia. Esse tipo de ideia é bastante utilizada por intuições financeiras, pois o cliente sempre busca por algo que ofereça segurança. 

 

Nesses casos, as campanhas sempre visam apostar nesse gatilho, de que a pessoa pode confiar que eles entregam um trabalho de qualidade e seguro. Além disso, quando o consumidor gosta de algo e confia naquilo que lhe é oferecido, as chances dele compartilhar sua opinião com terceiros e fazer uma indicação é muito maior, e isso é aplicado em diferentes áreas. 

 

Utilizando este método, uma empresa de pintura anticorrosiva, por exemplo, pode apostar na divulgação baseada na qualidade de seu produto, mostrando o quando é boa e deixando o consumidor tranquilo e confiante com a escolha.

2. Exclusividade

Outro gatilho que é uma dos mais utilizados é o da exclusividade, onde o consumidor tem a sensação de que é uma pessoa exclusiva e que beneficia de algo especial. Por exemplo, o fabricante de lavadora ultrassônica, equipamento de limpar materiais cirúrgicos, pode apostar nesta estratégia utilizando o argumento de que ela oferece benefícios que as outras marcas não possuem, destacando o quanto o procedimento que realizam é diferenciado.

 

E, também, pode apostar em frases que alimentam o lado das necessidades das pessoas, destacando que aquele produto é foi feito para ele, para sanar as necessidades que ele possui.

3. Curiosidade

Como já sabemos, a curiosidade é o que move o homem e o principal responsável por muitas coisas criadas ao longo dos anos. No marketing, essa característica está presente em todos os processos do plano de comunicação e estratégia.

 

E, em relação ao contato com o possível cliente, é através deste gatilho que despertará o interesse pelo produto. Suponhamos que sua empresa faz a instalação do sensor de presença para iluminação, neste caso, esse recurso pode ser usado para mostrar os benefícios de seu serviço.

 

Ou seja, nas redes sociais, sites ou e-mails, podem utilizar essa estratégia criando um carrossel ou uma lista, seguindo o estilo: ‘saiba quais são as vantagens de contratar nossa empresa’.

 

Por fim, é importante ressaltar que além desses três gatilhos, há outros que podem se encaixar em diferentes meios de comunicação. Para saber mais sobre este e outros assuntos, continue acompanhando nossos conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.