Empreender no Brasil não é fácil, mas tem sido uma aventura de muitas pessoas. Estima-se que 3,9 milhões de brasileiros sejam empreendedores e isso tem um grande impacto na economia e no mercado brasileiro. Criar um negócio pode significar investir tudo o que você já pensou em uma criação.
Não é uma tarefa fácil. Para empreender, uma pessoa leva tempo e precisa ter disposição… Às vezes algumas tarefas serão difíceis, mas assim como um disco diamantado é preparado para cortar de forma rápida e eficaz até os materiais mais rígidos. Por isso, existem alguns passos para começar essa jornada. Confira quais são eles:
Resumo da Postagem
1- Estudar
Para empreender, não basta saber o que gosta, você precisa saber a viabilidade de investimento. Isso é, saiba se o que você gosta e sabe fazer pode ser um empreendimento. Para isso, você precisa entender sobre o mercado e seu público, então, estudar para empreender é definir sobre o que será um negócio e quem irá investir nele (clientes).
Os clientes são definidos pela persona, o seu cliente ideal. Um cliente ideal é aquele cliente que tem os hábitos favoráveis à compra da sua mercadoria, ele investe o valor estabelecido por você e valoriza a sua produção. Antes de partir para a próxima etapa, defina quem é a sua persona.
2- Planejar
Após estudar e saber qual será o seu negócio e quem será o seu cliente, planeje! Um plano de negócios é traçar a imagem da sua empresa no mercado onde ela está inserida, nele todas as ideias do último passo são organizadas para a ação.
Planejar o seu negócio estabelece uma base para a sua empresa e evita riscos, facilitando o alcance de seus objetivos, assim fica mais fácil caminhar e crescer dentro do empreendedorismo, por saber quais serão os próximos passos, o plano de negócios é um servomotor para a sua empresa. Ele define a velocidade e estabiliza o crescimento de um negócio, proporcionando maior previsibilidade.
3-Executar
Ideias definidas e planejadas, chegou a hora de executar. Para partir para esse passo, se profissionalize. Saiba qual regime tributário se enquadra na sua empresa e separe-se do seu CNPJ. Defina contas e valores para cada área da empresa, além de se conscientizar e não misturar entradas e saídas de CNPJ com pessoa física.
A execução do que você planeja, nada mais é do que “tirar do papel”, colocar a sua empresa em ação, abrir as portas para o mercado… Esse passo é empolgante, mas pode ter alguns momentos difíceis que podem ser reparados com o próximo passo.
4- Analisar
Após executar, estabeleça um período para analisar os processos de sua empresa. Pode ser uma análise quinzenal, trimestral, semestral ou anual… Isso depende da urgência e necessidade do seu negócio. Na análise, você sabe quais são os pontos de melhoria e quais os pontos fortes dos processos, o que te ajuda a estabelecer uma cultura na sua empresa.
A cultura organizacional de uma empresa é como ela funciona com os seus colaboradores. Se na sua empresa um processo tem melhores resultados com a anotação de cada passo para executar uma tarefa, passe isso no momento de treinamento para um novo colaborador.
Em um empreendimento os processos são construídos com um tempo, mas estudar, planejar, executar e analisar aceleram o crescimento assim como o catalisador para tinta auxilia no secamento mais rápido do produto. Os quatro passos são importantes para todos os tipos de negócio. Nos acompanhe para ler mais conteúdos como este!