Existem diversos conceitos que, com o tempo, vão ficando mais conhecidos. No ramo motivacional já deve ter ouvido dos três Fs: Força, foco e fé. Já no ramo do marketing, quando um empresário quer vender um forno elétrico de embutir, por exemplo, ele utiliza a técnica dos 4Ps.
Neste texto vamos ver o que é e como aplicar essa técnica estratégica em sua empresa.
O que são os 4ps?
Os 4Ps são a terminologia para produto, preço, praça e promoção. Esses são os pilares primordiais para uma estratégia de marketing.
Toda estratégia de marketing precisa de uma métrica e um mapa para que sejam efetuadas. Com isso, os 4Ps vieram para guiar corretamente o empreendedor, dando mais estabilidade como se usasse estruturas metálicas na base de sua empresa.
O nome desse conceito estratégico foi criado pelo grande Jerome McCarthy, nos anos 60, e amplamente divulgado por Philip Kotler.
Como aplicar a tática em sua empresa
Em primeiro lugar, o foco do conceito está em planejar e executar as ações que considerem todos os fatores envolvidos. Desse modo, fica mais fácil executar a divulgação de produtos como placa de energia solar e alcançar as vendas, além de auxiliar na conquista e manutenção de consumidores.
Para termos uma noção melhor vamos entender os 4Ps.
Produto
Representa o que a empresa disponibiliza para o grande público, podendo ser um produto ou um tipo de serviço. É uma fase que tenta entender porque seu produto é um diferencial, destacando-se de outros no mercado. Para isso algumas ideias podem facilitar a compreensão:
- Quais as necessidades do seu público alvo;
- O que deve ser feito para suprir essas necessidades;
- De que modo o produto pode ser um diferencial;
- Qual a aparência dele;
- Quais são os detalhes técnicos da composição e da embalagem;
- Qual o ciclo de vida do produto?
Entender esses pontos é ofertar algo melhor.
Preço
Depois de entender o que é seu produto, precisamos entender o valor agregado a ele.
Esse fator é muito importante para o negócio, já que a durabilidade da marca depende desses números. O preço ajuda a determinar o rumo da empresa, pois é a partir do lucro que sua empresa pode arcar com produção, distribuição entre outros dados.
É preciso avaliar promoções e benefícios para clientes recorrentes, ofertas e demandas. Além disso, o preço também afeta o olhar de seu cliente, que vai associar preços altos a marcas de maior qualidade, sendo conhecidas ou não, porém há um risco em pedir muito por algo que não valha todo o processo de confecção.
Por exemplo, pedir um preço muito mais alto que o mercado está acostumado em um alimento, vai causar uma queda vertiginosa nos lucros.
Praça
Aqui é o P que representa o local de venda deste produto. Avaliamos aqui a presença de seu público alvo no ambiente físico ou no virtual.
Táticas de marketing de conteúdo são necessárias para atrair seus clientes e a Praça é importante nesse momento. Considere o seguinte:
- As redes que usa (modo digital é físico) facilitam a visitação em sua loja?
- Está deixando layouts otimizados e organizados para seu público?
- A fachada de seu site ou loja é atrativa?
Promoção
Juntamente a Praça, promoção auxilia na divulgação do produto, sendo praça o local e promoção o motivo. É preciso avaliar como a concorrência atua, como postam sobre suas empresas, qual a periodicidade, quais os horários.
Avaliar os comentários de clientes e estabelecer métodos similares e aprimorados para promover melhor seu produto.
Esperamos ter ajudado com essas dicas, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.