Produzir conteúdos é uma das principais estratégias dentro do mundo do marketing digital, é através deles que você consegue atrair mais pessoas para o seu negócio de maneira orgânica e muito mais efetiva do que o convencional, mas essa nem sempre é uma tarefa tão simples.
Para conseguir que seu público seja informado de forma constante sobre assuntos que englobam o branding industrial, por exemplo e para que você consiga se destacar, é preciso postar cerca de no mínimo 3 a 5 conteúdos por semana, sejam posts em redes sociais, textos de blog ou vídeos no youtube.
Esse alto volume de publicações faz com que você precise se esforçar cada vez mais procurando temas e assuntos relacionados a sua área, mas não são todos que vão agradar seus usuários. É preciso buscar por conteúdos realmente relevantes e que agreguem algum tipo de valor para seus consumidores.
Se você já esgotou todas as suas ideias e está sem criatividade para fazer fique tranquilo que nós vamos te ajudar, separamos 5 dicas de como encontrar assuntos relevantes para a produção de seus conteúdos, preparado? Então vamos lá!
- Dê uma espiadinha na concorrência
Dar uma olhadinha no que os outros estão fazendo não é nenhum crime, muito pelo contrário, essa pode ser uma estratégia extremamente útil e que agrega muito para o seu negócio, procure pesquisar concorrentes e grandes players dentro do seu mercado e saber sobre o que eles estão falando.
Você pode até mesmo, ter algumas boas ideias apenas olhando para o que a concorrência faz, então procure e saiba melhor os temas abordados, a forma de abordagem, o que está dando certo, e busque se inspirar para criar seus próprios conteúdos sobre marketplace por exemplo, mas lembre-se: busque ser original, a concorrência é um parâmetro para inspiração e não um copia e cola.
- Procure por tendências e temas que estão em alta dentro da sua área
Cada segmento possui suas próprias particularidades, então busque sempre estar atento ao mercado e suas movimentações, analise as tendências e os temas que estão sendo mais falados dentro da sua área. Memes, fofocas, curiosidades, tudo isso pode ser utilizado para você produzir um conteúdo.
Fuja um pouco da casinha, faça relação de uma série de sucesso com a sua área, ou algo que está na boca do povo, quanto mais você aproveitar as tendências, mais sucesso seu negócio fará.
- Pergunte para o seu público e veja temas relevantes para eles
Existe alguém que sabe mais sobre o tipo de conteúdo ideal para consumir do que seu próprio público? Afinal, são eles que dão audiência diária para o seu negócio e muitas vezes, eles querem conhecer algum tema ou possuem uma dúvida que você pode solucionar.
Colete todas as perguntas e pesquise temas relevantes para eles, busquem trazer curiosidades, dicas e assuntos realmente úteis, quanto mais você ouvir seu público mais certeiro serão os temas de seus conteúdos.
- Produza conteúdos em formatos diferentes e sob óticas diferentes
Se você é uma pessoa com uma presença digital forte, busque resgatar alguns conteúdos antigos e produzi-los em outros formatos talvez para outras redes sociais. Pegue um texto e transforme em vídeo e vice-versa.
Além disso, assuntos mais complexos podem render muito mais que um ou dois posts, procure por conteúdos antigos mas que podem ser reaproveitados, falando sob uma ótica diferente àquilo que você já produziu.
- Fale sobre algo que você domine e assuntos que fujam do convencional
Muitas vezes os conteúdos são produzidos por necessidade para informar o público sobre determinado assunto, mas também é bom fugir um pouco do convencional. Postar sobre sua empresa, seu dia a dia, e algumas curiosidades pessoais, são ótimos para criar uma relação muito mais próxima entre o leitor e o seu negócio.
Então fuja sempre do convencional, também procure falar sobre assuntos que você domina e tem autoridade para falar, procure temas que você tenha facilidade e consiga expressar sua opinião mesmo que fuja um pouco da temática do seu negócio.
Você produz muitos conteúdos diariamente? Conte para gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto de hoje, até a próxima!