Quando falamos de criação de conteúdo, logo pensamos em texto, não é mesmo? Mas essa dinâmica também está atrelada a vídeos, imagens, infográficos e tudo aquilo que informa o leitor e o espectador.
Pense que é dono de uma marca de abrigo para extintores e fará um canal para comentar os benefícios e novos modelos, precisará de dicas que trarão mais pessoas até seu endereço. Então, para saber melhor, continue conosco!
1 – Atualize-se sobre seu setor para não ficar para trás
Esteja atualizado e muito bem informado sobre todas as facetas do seu setor e não apenas o que é imediatamente relevante. Se é um fabricante de manequim de costura, saber o máximo possível sobre os tipos de plásticos usados, seus fabricantes e seus clientes é vital. Siga esses fabricantes nas redes sociais, leia publicações e pesquise tudo o que julgar interessante.
Se intere das inovações do setor, tendências, regulamentações, oportunidades e ameaças. Quanto mais ‘antenado’, mais se colocará no lugar de seus clientes potenciais. Essa é a chave para criar conteúdos que eles acharão valiosos enquanto procuram soluções para seus problemas.
2 – Leia o conteúdo dos outros e tenha insights
A mudança em seu setor acontece rapidamente e a educação contínua é importante. Isso significa que precisa criar conteúdo, mas ler os textos de outras pessoas. Os profissionais mais proeminentes são curiosos.
Aprenda com os outros e conecte os pontos para perceber como os dados que coleta podem afetar leads, compradores fieis, etc. Essa dica é como um cone de sinalização, com diversas funções e possibilidades.
3 – Entenda seu público e escreva melhor
Coloque-se no lugar do seu público! Esta é uma frase recorrente, mas corretíssima. Você precisa comer, dormir e respirar como seus clientes fariam. Desta forma, entenda as motivações, meios de se relacionar, de fazer atividades sociais e muito mais.
Essa é a única maneira de atender às necessidades deles. Não faça suposições amplas, ou parecerá como todos os outros concorrentes, que se interessam pelas vendas e nada, além disso.
4 – Melhore suas habilidades
Se você não é um redator profissional, precisa fazer algum trabalho para ampliar o escopo de palavras usadas e de ferramentas gramaticais. Comece evitando erros comuns de redação.
Há alguns livros disponíveis para ajudá-lo a superar tudo isso. Fique atento à otimização e a termos como meta descrição, palavras-chave, palavras de transição, tag alt e outras que farão parte do seu dia a dia.
5 – Escreva com frequência
Quanto mais conteúdo escrever, mais tráfego atrairá para o seu site. De acordo com pesquisas, empresas que colocam 16 textos por mês obtêm quase 4 vezes mais tráfego do que outras com 1 a 4 publicações.
Além disso, a prática é amiga da perfeição. Os especialistas não têm vergonha de compartilhar suas ideias. Este trabalho árduo de criação de conteúdo digital requer um compromisso e tanto.
O que achou do texto de hoje? Curtiu as dicas sobre criação de conteúdos? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!