O comércio digital é tão relevante nas nossas relações sociais, que para muitos, já é quase impossível viver sem ele.
Com isso, diminui o número de pessoas que vão até uma loja para comprar produtos, mas em contrapartida, aumentou-se consideravelmente o tráfego na web, que nada mais é do que pessoas em sites à procura de produtos para adquirir.
A importância do layout para a venda
No conceito mais simples da palavra, layout constitui-se na forma como os textos e as imagens são organizados em uma página da web.
O gestor precisa ter cuidado com o layout, da mesma forma que tem com a fachada da empresa, pois uma loja virtual com um layout ruim, pode fazer com que o cliente desista de explorar o site e consequentemente não venha a consumir o produto.
Por esse motivo, se você tem um site que vende luminária de emergência, roupas , ou produtos aleatórios, por exemplo, é necessário criar um layout atrativo.
Por isso, nossa equipe formulou 5 dicas fundamentais para ajudar nesse processo. Siga conosco e confira.
Crie um layout atrativo seguindo 5 dicas
- Organização por tópicos: é comum uma loja trabalhar com uma série de produtos diferentes, e se o layout do site não estiver organizado, ficará poluído visualmente.
Ressaltamos a importância de alinhar os produtos em tópicos no site, e se possível, em ordem alfabética, para flexibilizar a navegação do internauta dentro da page.
- Tenha uma page responsiva: com a chegada dos celulares e tablets no mercado, automaticamente mudou o dimensionamento de imagens e resolução.
Isso afetou diretamente uma série de sites e blogs que não estavam preparados para receber esse tipo de acesso.
Quando você acessa um site de materiais de construção, por exemplo, e clica em porca gaiola para ter mais informações, e a navegação fica lenta e desconfigurada, é a pela falta de otimização para dispositivos móveis.
Uma empresa que tem um layout que não é otimizado, perde a referência no Google e diminui sua relevância na web, além de afastar o cliente do site. Invista na responsividade para que o layout seja mais atrativo e melhore sua apresentação na web.
- Trabalhe com cores e fontes que tragam conforto: você terá um internauta dentro do seu site por um determinado tempo. Quanto mais tempo ele ficar, mais chances de conversão em venda.
Muitos especialistas apontam que um site precisa ter um layout que seja agradável aos olhos, sobretudo no quesito cores e fontes, pois será fundamental para a leitura de informações, sem gerar desgaste desnecessário as vistas das pessoas.
- Tenha a aba de busca otimizada: o cliente muitas vezes quer procurar o produto que tem interesse, como pintura epóxi, por exemplo, através da aba de busca. Ela é fundamental em um layout atrativo, pois otimiza o tempo do internauta.
No entanto, podemos ainda encontrar layouts na web que tem abas de busca, mas elas não estão otimizadas, trazendo produtos que não são exatamente o que o internauta procura. Se esse é o caso do seu site, otimize-o o mais rápido possível.
- Não polua o layout: já diz o ditado, menos é mais, então siga essa regra! Não coloque muitas informações no layout, pois isso pode tirar o foco do internauta e fazer com que ele desista da navegação.
Busque um layout mais ‘clean’ e deixe as informações mais relevantes nas páginas de detalhes e características do produto.
Essas foram nossas cinco dicas para criar um layout muito mais atrativo. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga mais conteúdos de marketing e design.