5 Dicas para garantir a segurança do seu blog no WordPress

O WordPress é a plataforma de blogs mais utilizada no mundo inteiro, fundada em 2003, essa ferramenta é conhecida pela sua facilidade de uso, e diversas possibilidades de personalização disponíveis dentro dela.

Essa é uma plataforma praticamente essencial que deve ser conhecida por qualquer pessoa com seu próprio site ou atua com a produção de conteúdo na internet. 

A maioria, já teve algum contato com o WordPress, seja em seu início de carreira ou até mesmo atualmente, ela é como se fosse o Misturador de argamassa dentro de uma obra: uma peça essencial, que facilita e muito, a vida de quem a utiliza. 

Mas é claro que, ser a mais popular dentro do seu mercado custa um preço, de acordo com relatório da Securi, o WordPress é a plataforma de blog mais hackeada do mundo, é claro, quanto mais visibilidade você atrai, mais os riscos que acaba correndo. 

Sendo assim, para você evitar ser alvo de hackers e ter todo o seu trabalho prejudicado, é necessário seguir algumas dicas de segurança dentro do seu blog no wordpress, no texto de hoje, separamos 5 que irão com certeza te ajudar nessa jornada, bora conferir? Então vamos lá!

 

Resumo da Postagem

Atualize seu WordPress de maneira constante

Devido a constantes problemas de segurança, o WordPress é uma plataforma que costuma receber atualizações com uma certa frequência, já que procura evitar qualquer tipo de problema que possa encontrar com hackers e outras situações desconfortáveis, mas, por mais que seja atualizada de maneira constante, poucas pessoas acompanham esse ritmo imposto pela plataforma. 

Apenas 22% dos usuários utilizam a versão mais recente do WordPress, e por mais que pareça clichê, é fundamental ficar de olho nas mudanças recorrentes da plataforma e sempre se manter em dia com as novas versões apresentadas pela ferramenta, fique de olho nos avisos e no painel principal para não perder nada.

 

Troque o login padrão e use senhas seguras

Ao criar sua primeira conta, muitos usuários continuam com seu login gerado com o usuário de administrador, que serve para acessar o painel de controle, não à toa, essa é a primeira tentativa dos hackers na hora de invadir uma conta, então a primeira coisa é mudar esse nome e criar algo próprio, mais difícil e com mais identidade. 

Além do login padrão, é essencial que você utilize senhas que sejam seguras, assim como uma Impressoras térmicas na hora de imprimir documentos fiscais.

Procure utilizar senhas difíceis que sejam realmente seguras, evite datas de aniversário, nome dos filhos ou dos cachorros, e sempre busque algo complexo como uma sequência numérica aleatória, quanto mais difícil for sua senha, mais complicado será o seu hackeamento.

Procure mesclar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, nunca deixe salvo os dados em computadores públicos, e tenha no mínimo, 8 caracteres. 

 

Faça backups frequentes

Toda proteção é necessária, e caso o seu blog seja invadido, é sempre interessante conter seus conteúdos intactos, por esse motivo, a realização frequente de backups se torna algo tão importante, monte um cronograma periódico e realize o armazenamento em nuvem de seus conteúdos de maneira regular. 

Procure estabelecer uma certa frequência para fazer seus backups explorando seus dados para um provedor de hospedagem seguro, por mais que você nunca queira que algo aconteça com suas informações, é melhor prevenir seus dados do que remediar. 

 

Utilize plugins que podem te ajudar

Existem inúmeros logins disponíveis que podem ajudar a aumentar a segurança do seu WordPress, entre os mais populares temos o  WP Login Lockdown, que limita o número de tentativas de login que alguém pode fazer na plataforma.

Também vale ressaltar o WP Security Scan, que realiza o scanner completo do site, identificando falhas, e criando uma lista de possíveis riscos e maneiras de anulá-los. 

Outro que possui uma funcionalidade parecida é o All In One WP Security e Firewall, os plugins podem ajudar e muito, a garantir sua segurança e proteger seu wordpress, mas fique de olho, mantenha eles sempre atualizados e faça seu download direto na página do WordPress, para não correr riscos de ser hackeado ou cair em qualquer tipo de golpe.

 

Não utilize temas WordPress piratas

Lembra quando falamos que o WordPress é uma ferramenta com várias personalizações e estilos diferentes? O problema é que muitas pessoas não se contentam com isso e procuram expandir ainda mais seu leque de oportunidades, e acabam baixando temas pirateados.

Mas, assim como na sua casa você vai deixar de usar uma Cantoneiras de ferro para colocar uma de papelão, aqui você não vai abdicar do original para tentar algo pirateado no Torrent, certo? Afinal, como já sabemos, o barato sai caro, e muitos desses temas são infestados de Malware e links black hat. 

Procure utilizar apenas temas originais e autênticos diretos da plataforma, por mais que o investimento seja maior, você não leva prejuízo e o resultado pode ser muito mais vantajoso do que imagina. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima! Esse artigo foi produzido por  Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.