Conteúdo interativo é um formato que vem ganhando cada vez mais força dentro do mercado, para quem não conhece, se trata de um formato que faz com que o usuário interaja de forma direta com aquilo que está sendo fornecido, podendo fazer escolhas e até mesmo mudando os próximos passos, é como se você estivesse dentro daquela famosa série “Black Mirror”, ou jogando algum jogo como “Detroit Become Human” ou “Until Dawn”.
De forma resumida, conteúdo interativo é o que propõe uma participação do público, seja clicando, respondendo, comentando, compartilhando ou qualquer outra possibilidade, essa é uma das principais fontes de engajamento, e gera uma aproximação muito maior entre a marca e os seus clientes.
Quem não gosta de responder uma enquete? Realizar um teste? Fazer uma escolha que mostre algum resultado, escolher o tipo de conteúdo que quer assistir em um vídeo e por aí vai, essa interação pode ser mais variada do que as funcionalidades de um toldo articulado, e são sem dúvidas, uma das melhores estratégias de marketing atual, fornecendo uma experiência premium aos seus usuários.
Pensando nisso, se você quer aplicar os conteúdos interativos dentro do seu site mas ainda não sabe quais, fique tranquilo, no texto de hoje, separamos 5 ideias de conteúdo interativo para colocar na sua página, confira!
Resumo da Postagem
1. Quiz ou teste
Quem nunca passou horas e horas fazendo testes para descobrir qual a sua casa de Hogwarts? Ou saber qual personagem você é na série Stranger Things? Os quizes ou testes são extremamente divertidos, e podem ser feitos não só com temas como filmes ou celebridades, é possível explorar assuntos diversificados.
Englobe e crie um quiz que encaixe com sua área de atuação, ou realize testes para testar o conhecimento do seu público sobre o segmento que você atua, claro, tudo de uma forma puxada para o entretenimento, muito mais descontraída e divertida.
2. Infográficos e mapas interativos
Uma parte um pouco mais informativa são os mapas interativos e os famosos infográficos, com eles, você pode mostrar por exemplo, quais as regiões que mais consomem o tipo de produto que sua empresa vende, fazendo com que os usuários naveguem pelo site de maneira interativa, verificando os pontos onde mais existe o exaustor centrífugo.
Outra possibilidade é colocar a sua empresa física no mapa e fazer o caminho para eles navegarem, toda ideia é bem-vinda podendo aumentar relativamente seu tráfego e até criando uma boa autoridade extremamente divertida e funcional.
3. Vídeo interativo
Lembra quando citamos Black Mirror? Bom, esse é um tipo de conteúdo que segue mais ou menos a mesma fórmula, com os vídeos interativos, a pessoa pode escolher qual o tipo de conteúdo que ela quer consumir no meio do próprio vídeo, você pode dar duas opções por exemplo, sobre o time que aquele usuário torce, ao escolher um lado, ela vai receber um conteúdo específico, e exclusivo referente a sua escolha.
Ele será redirecionado para outro vídeo, que fala especificamente sobre aquele tema, sendo assim, é como um vídeo dentro do outro vídeo, que gera uma interatividade, e um poder de escolha, podendo ser colocado dentro do seu site e redirecionando para outros links, o que consequentemente pode gerar mais tráfego.
4. Concurso
Quem não gosta de participar de um concurso e ganhar alguma coisa em troca? Aqui não falamos de concursos do Instagram e sim de conteúdos interativos completos, no qual você pode oferecer um pacote de rótulos adesivos personalizados para o ganhador.
Mas diferente de um sorteio, a pessoa deve merecer o prêmio, então, sempre é solicitado o envio de vídeos ou imagens, isso ajuda a divulgar seu site e sua marca em um contexto geral, fazendo com que mais pessoas vejam e conheçam sobre o seu negócio de forma eficiente, gerando uma publicidade enorme para a sua empresa.
5. Pesquisa
Por fim, as pesquisas são vistas com bons olhos por grande parte dos consumidores, isso porque, um conteúdo interativo de pesquisa ajuda a mostrar que sua marca se importa e acha relevante a opinião do público, o que faz com que você ganhe pontos e sua marca tenha uma certa autoridade.
Faça pesquisas de satisfação, ou sobre assuntos relacionados a sua área, monte formulários no site e é claro, recompense os participantes, cada pesquisa é valiosa até mesmo para o consumidor.
O que achou do texto de hoje? Qual desses conteúdos interativos mais chamou sua atenção? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.