6 ferramentas para Turbinar o seu SEO para Youtube

Oi, bem-vindo de volta! Hoje eu vou te
mostrar ferramentas que vão ajudar muito   no processo de SEO do seu canal. Então

se prepara para anotar todas as dicas!  Eu sou o Lucas Amarildo e aqui nesse canal eu te ajudo a conquistar a sua própria audiência   no YouTube com estratégias orgânicas de conteúdo. Quando você estrutura um canal no YouTube   para você ou para sua marca é super

importante trabalhar na otimização deste conteúdo. E o que   isso quer dizer? É preparar o seu conteúdo para que as pessoas te descubram mais aqui dentro através   de uma pesquisa que elas façam. Esse é o processo de SEO, se posicionar nos resultados de pesquisa   para termos pesquisados aqui no YouTube. Na descrição

desse vídeo aqui, eu deixei um conteúdo   do canal que explica por completo o que é SEO e por que você precisa aplicar SEO nas suas   estratégias de conteúdo. Mas nesse vídeo aqui eu vou te mostrar as minhas ferramentas preferidas   para o processo de otimização de vídeo. Elas vão te ajudar a fazer uma pesquisa de palavras-chaves,  a criar um título melhor para o seu vídeo e

muitas outras técnicas que são super importantes. O primeiro passo de qualquer estratégia de SEO é a validação do tema, é a gente garantir que   aquele assunto que a gente quer gravar realmente é um assunto que as pessoas pesquisam, que a gente   tem potencial de ser mostrado no YouTube. Porque é muito fácil a gente gravar um vídeo sobre um assunto que   a gente acha interessante, que a gente acha legal mas sem saber se as pessoas do outro lado da tela   também acham isso interessante e pesquisam sobre isso. E a gente garante isso através da pesquisa   de palavras-chave. A primeira ferramenta que eu quero te indicar é o vidIQ. O vidIQ vai ser o seu melhor amigo nesse processo de otimização porque ele entrega para gente insights muito relevantes específicos do YouTube.

O vidIQ é uma ferramenta que tem versões   gratuitas e versões pagas, a minha versão é paga mas com a versão gratuita você já consegue ter   vários resultados e ter uma dimensão se o seu tema, se o seu assunto realmente faz sentido para   o seu canal e para o seu público. Aqui no vidIQ eu vou acessar a aba palavras-chaves, que   é a mais interessante pra gente nesse momento e eu vou fazer uma pesquisa por algum assunto que me   interessa. No meu caso, para gente seguir o tema desse vídeo eu vou pesquisar como fazer SEO para YouTube para entender se as pessoas pesquisam sobre isso e olha só que legal,   esse termo “como fazer SEO para YouTube” tem um volume de 12 mil pesquisas por mês, ou seja, em   média 12 mil pessoas pesquisam por isso todos os meses dentro do YouTube. E o vidIQ vai me   mostrar outras palavras-

chave sugeridas, por que nem sempre aquela palavra-chave, aquele termo que eu   tenho em mente é a melhor palavra-chave, é o termo que vai me trazer mas potencial de resultados.   Então, analisando esses termos sugeridos eu posso entender que SEO para YouTube é um termo que tem muito mais volume de busca SEO para o YouTube 2021 é um termo com 10 mil pesquisas,  muito parecido com meu termo inicial. E assim eu vou navegando, pesquisando e entendendo   qual é a média de volume de buscas. Além desse volume de pesquisa, outra métrica interessante é   relacionada à concorrência. O que isso quer dizer? Quão difícil é para

gente se posicionar para   esse termo com o nosso conteúdo. Então de forma básica o que acontece quando eu tenho termos muito   genéricos, palavras-chaves curtas que a gente chama, que são termos muito pesquisados, como por exemplo SEO para YouTube, que é um termo que tem 90 mil pesquisas por mês, eu tenho uma concorrência baixa, se eu   vou deixando essa pesquisa mais específica, como fazer SEO para YouTube é a uma palavra-chave maior, a tendência é que a minha concorrência diminua, porque eu estou especificando cada vez mais o   tema do meu conteúdo. E aí por exemplo, a gente percebe uma diferença, SEO para YouTube tem uma concorrência baixa, como fazer SEO para YouTube tem concorrência muito baixa. Então   é menos concorrido, se posicionar para esse termo com a minha produção de conteúdo. E aqui no vidIQ você pode fazer várias pesquisas, entender quais termos são mais relevantes, quais   termos têm maior volume de pesquisa para você realmente apostar nesse tipo de

palavra-chave.   Uma coisa super importante da gente ter em mente é que o YouTube não é uma rede social. O YouTube é diferente do Instagram, do TikTok, da maioria das outras redes porque o YouTube se tornou um   mecanismo de pesquisa, assim como o Google. Então cada vez mais pessoas compartilham vídeos,  cada vez mais o YouTube reúne todo esse conteúdo para entregar para as pessoas vídeos que elas queiram assistir,  que resolvam as dúvidas, que entreguem inspirações que elas estejam pesquisando. Então, dentro do YouTube é muito comum que um vídeo seu publicado há um ou dois anos seja mostrado nos primeiros resultados   de pesquisa, porque o YouTube vai mostrar para esse público o conteúdo que ele entende ser mais   relevante. Independente se é o conteúdo mais recente do seu canal, se foi publicado por último, o YouTube tá   muito preocupado em entregar para essa audiência o vídeo que mais satisfaça essa pessoa, que mais   entregue valor para esse público. Por isso é

importante a gente trabalhar a otimização, por   isso é importante a gente entender quais termos são mais relevantes para a gente realmente criar   conteúdo em cima desses assuntos. E eu sempre falo aqui no canal que YouTube e Google são plataformas   cada vez mais Integradas. É muito comum a gente fazer uma pesquisa no Google e o Google mostrar   para gente um resultado no YouTube, uma sugestão de vídeo para gente assistir que responda a nossa   dúvida, responda à nossa pesquisa. Por isso outra análise que eu gosto de fazer é uma análise mais geral da   internet, o que que as

pessoas estão pesquisando no Google? O que as pessoas estão procurando nos   diferentes mecanismos de pesquisa da internet? Para a gente descobrir essas respostas existem outras   ferramentas da internet que nos ajudam nisso. E eu vou mostrar para você uma das minhas preferidas   que é a semrush. A semrush é uma plataforma super completa que entrega diversas ferramentas para   você criar conteúdo na internet. Então você pode analisar palavras-chaves, você pode ter insights de conteúdo, analisar performance sua com a dos seus concorrentes. Novamente, essa ferramenta é uma   ferramenta paga, mas que tem uma versão de trial para você testar e entender toda profundidade de   insights que ela consegue te entregar. Aqui dentro vou pesquisar pela palavra-chave SEO para YouTube e a Semrush vai nos mostrar diversos dados interessantes. De forma geral, esse termo tem 880   buscas por mês e a dificuldade dessa palavra-chave, a competição é de 31%, ou seja, a gente   tem possibilidade, a gente tem margem para conseguir se posicionar com o nosso conteúdo.  Ele mostra um gráfico de tendência para a gente saber se as pesquisas estão aumentando ou diminuindo para   esse termo, mostra algumas variações dessa palavra-chave para a gente entender que não somente essa   mas

outros termos podem ser também possíveis para a gente investir. Algumas perguntas que as pessoas   fazem relacionadas a esse tipo de pesquisa e outras palavras-chaves relacionadas que podem   estar integrados na nossa estratégia de conteúdo. Aí você pode me falar “Lucas, eu não tenho ideia do   que gravar, falta aquela criatividade, aquele detalhe que é pensar em assuntos, pensar em   temas de vídeo que eu posso usar no meu canal”. Para isso eu vou te mostrar outras técnicas e   ferramentas que vão te ajudar nesse processo. A própria plataforma do YouTube nos ajuda também   a entender quais termos são mais relevantes na criação de conteúdo porque a barra de pesquisa   ela mostra para a gente uma previsão do que as pessoas estão pesquisando mais. Quando você faz   uma pesquisa, o YouTube te sugere alguns complementos dessa sua pesquisa que você começou a escrever, por   exemplo, se eu coloco aqui como fazer, ele vai me mostrar diferentes opções de assunto, como fazer slime,   como fazer pipoca doce, como fazer arroz, como fazer panqueca. Significa que as pessoas estão   pesquisando muito por esses assuntos. Então se você é um canal de culinária daqui você já poderia   tirar várias insights de assuntos e temas que as pessoas têm mais curiosidade e

pesquisam   mais dentro do YouTube. Se eu quero especificar um pouco mais o meu conteúdo, que é como fazer SEO para YouTube, eu já entendo que as pessoas pesquisam também como fazer SEO para YouTube pelo celular,   como fazer SEO para o YouTube em 2021, quais são as atualizações na otimização de vídeo que   as pessoas precisam estar atentas, ou seja, aqui eu consigo entender um pouco mais o estilo de   pesquisa, a tendência de pesquisa das pessoas. Se você faz uma pesquisa e você não encontra   nenhuma sugestão do YouTube para aquilo significa que as pessoas não estão pesquisando com o volume   necessário para o YouTube mostrar isso como uma recomendação ou aquele termo é muito novo, as   pessoas começaram a pesquisar recentemente, então não vai ser mostrado para você como sugestão.  Mas a barra de pesquisa do YouTube é realmente um recurso super acessível, gratuito para você colocar   sua criatividade pra trabalhar e começar a ter insights mais relevantes. Comenta aqui se você   já aplica alguma técnica de SEO na criação do seu

conteúdo e qual ferramenta você mais gosta de   usar para fazer essa pesquisa de palavras-chaves, a otimização dos seus vídeos. E aproveita, claro,   para se inscrever no canal e acompanhar esses vídeos que vão te ajudar muito a potencializar   os seus resultados aqui dentro do YouTube e a construir a sua audiência na plataforma. Se você ainda continua   sem ideias, está difícil pensar que assunto
trabalhar no seu canal ou que vertente do   seu tema, do seu universo abordar nos seus vídeos vou te passar outra dica de ferramentas, olha só! Uma super legal que eu adoro recomendar é o Answer The Public, uma ferramenta que as pessoas usam para   criar todos os tipos de conteúdo na internet pois ela dá muito insights e ideias para gente. Você tem   uma limitação de pesquisas que você pode fazer por dia, mas mesmo assim você já consegue aproveitar   bastante a ferramenta. Depois de entrar no site, eu vou escolher aqui o meu país que está aqui   em cima, Brasil, o idioma que eu quero pesquisar, que é português, e vou colocar a palavra-chave que eu quero ter ideias e insights. O Answer The Public vai fazer uma pesquisa, uma varredura nos dados da internet para entender o que as pessoas estão pesquisando e como a gente pode aproveitar   essa tendência de pesquisa dentro da produção de conteúdo. Vou colocar aqui uma palavra-chave   genérica pra gente ter dimensão dos resultados do Answer The Public. Receita de bolo. Vamos ver o que   a ferramenta vai entregar para gente. Aqui ela me mostra algumas variações desse termo e   possibilidade de conteúdo que a gente pode criar. Então, por exemplo, receita de bolo que vai água,   o que vai no bolo, receita de um bolo, o que vai no bolo de fubá. Aqui ele aprofunda ainda mais as   possibilidades: receita de bolo com maizena, receita de bolo com iogurte natural, acrescentando sempre   outros termos a essa palavra-chave principal para gente se aprofundar ainda mais nas possibilidades de   criação. Então você pode ficar um tempão aqui navegando pelos resultados do Answer The Public e anotando todos esses insights para realmente criar conteúdos que vão de encontro a essa tendência de pesquisa   das pessoas, a essas possibilidades de criação. Outra técnica que vai te ajudar na criação de conteúdo do seu canal é analisar canais concorrentes,
vídeo sobre o mesmo assunto daquilo que   você compartilha no seu canal. Mas qual a ideia disso, de a gente observar o que os outros canais estão publicando? A gente quer sempre tentar fazer conteúdos melhores, conteúdos que entreguem mais valor para a audiência. Então é legal a gente dar uma analisada, dar uma assistida mesmo como audiência nesses outros   vídeos para entender o que esses canais estão trazendo e o que esses canais estão deixando de trazer. Porque assistindo a esses vídeos a gente pode identificar lacunas que você pode preencher   com conteúdo do seu canal. Você pode analisar os comentários que as pessoas estão deixando   nos vídeos para identificar se elas tão pedindo por algo a mais que o seu canal pode entregar.  Se você encontra um vídeo de algum produto e as pessoas pedem muito por um detalhe específico   daquele produto, tem curiosidade de saber como algo funciona, você pode trazer essa curiosidade como   insumo para o seu conteúdo, você pode mostrar para essa audiência aquilo que realmente elas   querem assistir que outros canais de outros vídeos não estão entregando para elas e essa pode ser   uma oportunidade de conteúdo para o seu canal. Agora uma ferramenta que vai te ajudar demais na   criação dos seus títulos, a criar conteúdos mais inteligentes, que despertem mais curiosidade das   pessoas é essa aqui: o gerador de ideias. Você vai simplesmente escolher a categoria do seu vídeo,   se é um vídeo que fala de uma marca, um objeto, lugar ou uma ação. Eu escrevi “computador”. O que será que eu posso   criar de conteúdo ou títulos de vídeos que falem sobre computadores. 5 coisas que você deve fazer   imediatamente em um computador, 50 melhores dicas para usar computador, transforme seu computador   em uma máquina de alta performance, 10 segredos que você não sabe sobre o computador, 5 formas   brilhantes de usar o computador, cuidado estes 9 erros irão destruir o seu computador, ou seja, tem   uma lista enorme aqui de palavras que fazem muito sentido de títulos que realmente são muito   inteligentes e você pode aproveitar no seu canal no YouTube. Espero que essas ferramentas te ajudem   a ter um processo mais otimizado na criação do seu conteúdo, na escolha de palavras-chave, de   temas para os seus vídeos. Comente se você tiver alguma dúvida e te vejo no próximo vídeo. Até lá!