Se você quer aumentar as visitas e construir boa reputação virtual de sua empresa, a melhor maneira é criar um blog! Várias organizações têm investido tempo e dinheiro para divulgar a marca e conquistar o mercado.
O marketing de conteúdo utiliza os blogs por ser parte complementar de um site institucional. Lá é possível atualizar com mais frequência novas notícias e informações sobre a empresa, sempre com o objetivo de conquistar e fidelizar clientes.
Apesar de estar na moda, a criação e manutenção de um blog requer diversos cuidados. São algumas configurações básicas para otimizar a leitura, ajudar a ser mais encontrado nos mecanismos de busca e, ainda, ser funcional para quem entra.
Resumo da Postagem
Veja as 7 dicas para não cometer esses erros em seu blog
1- Seja original
Copiar o conteúdo de outra página é considerado plágio. Além disso, vai prejudicar bastante o mecanismo de busca: o Google, por exemplo, prefere conteúdos educativos, de orientação e que influenciam os leitores a compartilhar.
Aparecer nesses buscadores ajuda a aumentar o tráfego orgânico, aquele que não é pago. Se for escrever algo sobre multiplicador de torque, por exemplo, seja original e conquiste a confiança e atenção de seus leitores.
2- Formato inadequado
Não poupe esforços para fazer a formatação adequada do conteúdo. Não escreva parágrafos muito longos e nem muito curto (considere entre três e quatro); não destaque muitos trechos; evite frases longas; não coloque muitas exclamações e pontos de interrogação e utilize uma fonte que facilite a leitura.
3- Cuidado com direcionamento
Não coloque links para sites duvidosos. Os buscadores entendem isso como uma promoção para uma página não confiável e podem acabar penalizando seu site. Se for colocar um link não deixe de verificar a credibilidade dele.
4- Atenção à linguagem!
É mais que necessário não ter erros gramaticais, ortografia e, principalmente, frases coerentes. Caso você tenha dificuldade para escrever e desenvolver algo sobre projeto de climatização, por exemplo, pense na possibilidade de contratar um redator freelancer para auxiliar (a vantagem aqui é que, se for algo esporádico, o contrato pode ser PJ, sem encargos trabalhistas).
5- Para quem você está escrevendo?
Você vai falar com pessoas mais jovens ou mais idosas? Mais ou menos escolarizadas? É para algum nicho específico? É preciso se adequar ao público-alvo, não sendo recomendado utilizar uma linguagem tão formal para os mais novos e não tão descolada para os mais experientes.
6- Domine o assunto antes de escrever
Não tem como escrever sobre determinado assunto sem entender. Vai falar sobre a manutenção de compressores? Antes de começar as primeiras linhas, faça uma boa pesquisa, veja tudo o que for relacionado ao tema e a partir daí comece. Não se esqueça de um bom título para atrair seu público.
7- Qualidade acima de tudo!
É fundamental ter conteúdo de qualidade. Utilize palavras-chave adequadas e de acordo com o tema para ajudar a atrair o público certo para seu blog. Caso o visitante ache o texto relevante, pode compartilhar com amigos e fazer com que mais usuários procurem seu blog.
Ter um blog contribui muito para aumentar a exposição e a relevância de sua empresa. É fundamental, no entanto, estar preparado para atualizar constantemente e para gerar interesse. Em poucos passos é possível ter um conteúdo muito legal e interessante!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.