Todos nós formamos opiniões sobre os sites que visitamos. Alguns deles são informativos e chamativos a ponto de acessarmos várias vezes por semana e outros nos deixam com uma experiência negativa e nunca mais voltamos.
Mas o que muitos empresários, de setores tão distintos quanto os de filtro prensa ou de moda se perguntam é: o que diferencia um site bom de um ruim?
Foi pensando nisso que resolvemos criar este texto sobre os componentes imprescindíveis para um bom endereço eletrônico. Ficou curioso e quer saber mais? Então, vem com a gente!
Resumo da Postagem
Objetivo e clareza
Antes de criar um site, você precisa delinear sua finalidade ou seus objetivos. Ter um propósito claro é primordial. Aproveitar esse tempo antes de mergulhar no processo de design e desenvolvimento pode ser a balança do sucesso ou do fracasso.
Como uma espécie de Válvula de Segurança, os proprietários que têm uma compreensão clara do que desejam realizar serão capazes de determinar:
- como o site deve ser gerenciado;
- qual conteúdo deve ser incluído;
- quais mensagens serão comunicadas aos visitantes.
Sem saber o que está tentando realizar, corre-se o risco de uma falta de direção que pode arruinar as chances de impactar positivamente seus clientes, antes mesmo de chegarem ao seu site.
Por isso, o público-alvo precisa ser definido. Por exemplo, terá foco mais abrangente ou um direcionamento específico? Qual a faixa etária? Qual a localização? E outra consideração é o status socioeconômico do público-alvo.
Usabilidade
Os visitantes do seu site estão lá para encontrar as informações de que precisam ou desejam. A verdade é que todos nós somos impacientes e deixaremos um site de lado se não nos impressionarmos ou não conseguirmos entendê-lo plenamente.
Por exemplo, um endereço que tenha uma grande variedade de produtos relacionados a Esteira industrial deve ter uma função de pesquisa eficaz, catálogo de produtos e um carrinho de compras fácil de usar.
As informações importantes que deseja que seu visitante veja devem estar bem destacadas. Portanto, o logotipo e o nome da sua empresa precisa aparecer na parte de cima, sendo a primeira coisa que eles veem. A seguir estão os principais links de navegação, incluindo algo como “Fale conosco”.
Foco no usuário
Um site focado no usuário deve ser funcional e acessível. Muitas vezes, designers contratados para montarem o layout se distraem com seus próprios desejos e necessidades e, às vezes, esquecem que o foco é o usuário ou visitante.
Isso envolve oferecer uma opinião especializada que lembrará aos clientes que estão saindo do caminho do que seu site deveria alcançar.
O conteúdo é escrito para o visitante, não para você. E estamos falando da página de produtos ou serviços ou até no link de contato. Quando você quer que o visitante faça algo, isso é conhecido como “Call to action” ou CTA.
As Landing Pages contam com vários CTAs e se feito da maneira correta, criará leads de qualidade e novos clientes. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.