O conceito de Customer Experience (CX) não é novo, mas, por vezes, é confundido com User Experience. Mas entenda, um CX Designer trabalha tanto com a experiência do usuário quanto com o caminho do cliente até o fechamento das vendas.
Pensando nessas dúvidas e numa pergunta crucial, ou seja, ‘o que um CX designer faz?’, decidimos montar este guia. Portanto, independentemente se trabalha com filtragem industrial ou moda, vale a pena olhar este termo com atenção.
Resumo da Postagem
Tem foco no Cliente
Esta é a primeira vertente que avaliamos ao responder a pergunta do título. Um designer de CX se concentra em todos os clientes, não apenas naqueles que já têm o produto. Vale dizer que quando falamos de “cliente” estamos nos referindo a qualquer pessoa que interage com a empresa, incluindo parceiros e usuários finais.
Pensa além do produto
Ao contrário dos UX Designers, os CX Designers são responsáveis por mais do que apenas a jornada do usuário. Ou seja, se estiver focado em vendas de compressor de ar odontológico, eles irão visualizar todos os pontos, que vão desde interações do cliente com marketing, vendas, atendimento ao cliente, suporte, serviços de aprendizado e o próprio produto.
Resolve problemas complexos
A resolução de problemas complexos deve ser um dos tópicos de um bom design. Dentre eles, temos a avaliação da acessibilidade de formulários, as melhorias referente às comunicações de vendas e às projeções na integração do cliente.
Resumidamente, um CX Designer ajuda a gerar as experiências ideais em várias áreas, dentro de uma mesma empresa. Se um projeto envolve clientes insatisfeitos, o CX Designer é responsável por reunir as pessoas certas para priorizar e pesquisar ideias e condições para encontrarem uma solução.
Usa uma base sólida de dados
No mundo atual, onde o tempo é precioso e a mudança é inevitável, os profissionais do setor devem contar com uma base sólida de dados para pesquisas. Principalmente porque muitos deles terão contato com diversos nichos como, por exemplo, o de Roletes industriais pela primeira vez. Sendo assim, para conseguir desafiar as suposições internas e defender a voz do cliente, o CX designer pensará em estratégias e as levará para seus gestores.
Apresentação visual de informações
No dia-a-dia, os CX Designers geralmente se concentram em um parâmetro mais geral. Suas entregas são uma combinação de documentos de pesquisa, apresentações, visualizações de dados, mapas de jornada e etc. Em contraste com um UX Designer, os documentos de um CX Designer são a apresentação visual de informações, ao invés de um design detalhado para o produto final.
O feedback do cliente é super importante para resolver problemas e fornecer uma experiência de marca consistente e eficaz. E isso vale para o início, o meio e o final da composição deste novo produto.
Agora que entendeu melhor sobre as responsabilidades de um profissional do setor de CX designer, pergunte a si mesmo e a todos os gestores, se sua lucratividade não aumentaria com a contratação de alguém neste setor.
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