Até o final dos anos 90, quando as pessoas precisavam vender ou alugar um imóvel, elas contavam apenas com os recursos disponíveis nos jornais que permitiam anunciar grátis, contendo as informações necessárias diretamente com os corretores e imobiliárias, mas com o passar dos anos muita coisa mudou e, por mais que os métodos mais antigos continuem sendo utilizados até os dias de hoje para anunciar e procurar imóveis, a busca pela internet se tornou algo corriqueiro e 90% das buscas por imóveis começam na internet, Você sabia?
A busca por imóveis na internet
Independente se é pelo computador, pelo smartphone ou pelo tablet, as buscas por imóveis pela internet, na maioria das vezes, começam pelo Google. Geralmente, os usuários pesquisam termos comuns que retratam os interesses que eles possuem – filtrando o tipo de imóvel, a metragem e a localização que deseja. A partir disso, eles passam a percorrer os resultados, priorizando aqueles que mais chamam sua atenção.
Essa pesquisa por meio de termos parece bastante óbvia, mas vale ressaltar, uma vez que o algoritmo compreende o comportamento do consumidor, as recomendações e as pesquisas de acordo com o que o usuário deseja se tornaram mais comum, principalmente para as pessoas que procuram por imóveis. Porém, o próximo fator é entender o que chama a atenção daqueles que pesquisam, quando o usuário se vê diante dos tantos resultados que surgem ao mesmo tempo.
Uso dos smartphones para realizar pesquisas para buscas por imóveis
Além dos desktops, as buscas por imóveis na internet também estão sendo realizadas nos dispositivos móveis, os smartphones e tablets. Segundo um estudo realizado pelo Pew Research Center, instituição que realiza pesquisas para apontar tendências no comportamento social, 44% dos usuários que navegam em smartphones, utilizam a internet para encontrar imóveis e informações sobre o assunto.
Isso significa que, para corresponder ao comportamento do público-alvo, o mercado imobiliário deve se preocupar em proporcionar sites e blogs que sejam responsivos (ou seja, que sejam acessíveis para todos os dispositivos). Além de atender as necessidades dos clientes, que se sentem mais confortáveis para navegar pelo site, esse tipo de preocupação permite que o site esteja bem ranqueado no Google de forma orgânica.
Resumo da Postagem
Pesquisas no Google por buscas por imóveis
Segundo o próprio Google, 90% dos usuários começam procurando imóveis através das barras de pesquisa do site. Ainda que, as buscas sejam filtradas de acordo com o interesse de cada um, como por exemplo: “apartamento na Praia Grande com 2 quartos no bairro da cidade tal”. Aparecerão todos os resultados sejam o mais próximos do que foi pesquisado.
Sendo assim, os 90% dos resultados nem sempre essas pesquisas levam o usuário ao site de uma imobiliária ou de um corretor de imóveis, mas sim aos imóveis que melhor se encaixam nas características que o usuário está pesquisando. Isso só confirma o quanto o uso de palavras-chave específicas é o ideal.
Buscas por imóveis nas Redes Sociais
Não tem como falar sobre buscas na internet sem mencionar as redes sociais, que são tão utilizadas por grande parte da população brasileira. Atualmente elas colaboram com a divulgação das mais diversas marcas, produtos e serviços. É comum que o usuário utilize as redes sociais para se informar sobre a reputação da empresa e realizar o primeiro contato e tratar algumas dúvidas.
Para aqueles que trabalham com vendas, há inúmeras ferramentas para estratégias de marketing. Elas permitem que sejam criados anúncios direcionados ao público-alvo, baseando-se em interesses e comportamentos. Isso mostra que, para fazer uso correto dos mecanismos existentes nas redes sociais, por exemplo, é necessário que a estratégia seja feita com palavras-chave específicas, que realmente correspondam ao comportamento do nicho imobiliário.
Em levantamento feito em agosto de 2020, o Google constatou os motivos mais comum que levam um usuário a procurar imóveis:
- 28% – Meu imóvel atual não atende mais minhas necessidades;
- 25% – Realizar o sonho de ter uma casa própria;
- 22% – Sem condições financeiras para continuar vivendo de aluguel;
- 15% – Família aumentando (necessário mais espaço);
- 15% – Estou trocando de emprego.
Portais Imobiliários
Os portais imobiliários são mídias digitais que permitem que usuários divulguem e busquem imóveis com praticidade e eficiência. Muitos deles são utilizados por corretores imobiliários, auxiliam na divulgação e dispõe dos seus conhecimentos técnicos para ajudar os interessados em imóveis.
Não é nenhuma novidade que os portais imobiliários cresceram exponencialmente nos últimos anos. Afinal, essas mídias proporcionam uma excelente experiência tanto para o usuário que procura um imóvel quanto para aqueles que pretendem vender ou alugar. Basicamente, os portais imobiliários funcionam de forma similar aos sites de compras e vendas existentes na internet, intermediando vendedores e compradores por meio de um sistema único de oportunidades de negócio.
Você gostou de ler sobre: a matéria 90% das buscas por imóveis começam na internet?
Por fim, a internet se tornou uma ótima aliada para aqueles que investem em imóveis. Através dela é possível chegar a pessoas de forma mais acessível, seja pelo celular, pelo tablet ou pelo computador. Para quem está à procura ou está vendendo imóveis, o uso da internet para divulgação pode ser um ótimo investimento, se souber utilizá-las ao seu favor.
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam o motivo pelo qual 90% das buscas por imóveis começam na internet!
Imagens, Fonte: Pixabay