O que é e como desenvolver um Funil de Vendas?

O funil de vendas é um conjunto de etapas do qual o cliente pode passar durante sua experiência de compras com uma empresa.

Em suma, o funil das vendas é uma estrutura criada e separada por estágios, do qual a empresa desenvolve a sua maneira, visando otimizar o atendimento e aprimorar o relacionamento com o cliente.

Empresas que desenvolvem funil de vendas podem alcançar uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Maiores chances de conversão;
  • Aumento de fidelidade dos clientes;
  • Satisfação do consumidor pós-compra;
  • Otimização do marketing de relacionamento;
  • Melhoria nos serviços prestados.

Cada empresa tem um determinado público e pode trabalhar no desenvolvimento do funil de maneiras diferentes. Entretanto, existe uma materialidade científica que é o que alicerce deste método, vamos falar dos pilares e de como desenvolvê-los a seguir.

Resumo da Postagem

Prospecção

O funil se inicia quando a prospecção do público-alvo obteve sucesso. Em suma, a partir do momento que o cliente entra em contato com a empresa e mostra interesse em adquirir o produto.

Para uma empresa que vende cabine primária, por exemplo, trata-se de um momento especial, pois todas as estratégias de marketing trouxeram o cliente até a empresa e agora depende só do setor de relacionamento.

Essa parte chamamos de topo do funil, a parte inicial, onde o cliente tem chances de desistir.

Qualificação e apresentação

A parte da qualificação e apresentação do produto ainda está no topo do funil, que é quando o atendente apresenta soluções para o cliente e mostra que a empresa está qualificada para suprir suas necessidades.

Essa abordagem pode acontecer por telefone, por chat online, por videoconferência, entre outros dispositivos.

Como dissemos anteriormente, cada empresa tem sua forma de atender o cliente, mas independente do elemento material que será usado, o conceito de funil de vendas deve ser o que dá sustentabilidade às ações da empresa na hora de se relacionar com esse lead em potencial.

Negociação

A parte da negociação é representada através do meio do funil, que é onde o cliente considera as soluções apresentadas pela empresa, no entanto, é muito provável que ele também esteja avaliando as condições e vantagens da concorrência.

Se você está vendendo display de acrílico, por exemplo, é importante que nessa etapa sua equipe de vendas esteja munida com técnicas de argumentação e contra oferta para indícios de desistência, a fim de garantir o interesse do cliente e conduzi-lo para o fundo do funil.

Daí advém a importância do empreendedor ter um conhecimento amplo do mercado, sobretudo da concorrência, para poder sobressair com uma oferta mais vantajosa.

Fechamento

O fundo do funil tem somente um significado em toda a estrutura do funil de vendas, a conversão do lead e o fechamento da compra.

Aqui é onde sua empresa estará comprometida com tudo que prometeu no decorrer da negociação, para que todo esse processo de geração de lead qualificado não seja destruído.

Quando o cliente passa por todos os processos, como por exemplo, na aquisição de disco abrasivo, ele reconhece a eficiência da empresa como um todo. 

Agora será a parte da logística e do pós-venda que vai coroar esse atendimento em busca de uma fidelização do cliente com a empresa. 

Esse foi nosso artigo que explicou o que é e como desenvolver o funil de vendas em sua empresa. 

Se gostou deste conteúdo compartilhe para alcançar mais pessoas e nos siga para outras dicas de marketing, empreendedorismo e gestão de empresas. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.