Você provavelmente já ouviu falar em marketing de conteúdo, não é mesmo? Mas sabe exatamente como funciona e para que serve? Sabia que um bom software de gerenciamento de negócios pode ajudar nessa tarefa?
Pois bem, o marketing de conteúdo já se tornou uma enorme necessidade na vida de todos que tem uma empresa, seja qual for o ramo.
É essencial nos dias de hoje entender o que significa esse conceito e como efetivamente ele pode ajudar a sua empresa a conseguir melhores resultados e gerar mais vendas.
Engana-se quem acredita que basta uma porção de anúncios patrocinados para vender mais. Hoje, é preciso muito mais do que isso para que se consiga chegar no cliente.
Você provavelmente já se perguntou em algum momento o que é o marketing de conteúdo, como ele funciona e se é ou não realmente necessário para seu negócio.
E provavelmente ainda tem dúvidas sobre o tema, não é verdade?
Portanto, hoje, vamos destrinchar alguns conceitos do marketing de conteúdo e te ajudar a entender o que é, como funciona, e como pode te ajudar a conseguir mais clientes.
Quer entender isso tudo de forma simples e colocar em prática na sua empresa? Então aproveite as informações deste guia completo sobre o tema e comece a aprender agora mesmo também.
Resumo da Postagem
O que é marketing de conteúdo?
Com o advento da internet, muita coisa mudou sobre a forma como nós consumimos certos conteúdos. Hoje em dia temos grande liberdade de escolha em relação ao que ler, ouvir ou assistir.
As pessoas estão cada vez mais críticas em relação a tudo que veem na TV ou rádio e buscam informações na internet para sanar suas dúvidas e divergências.
Hoje, o poder de decisão em relação ao que consumir está enorme. Então, simples propagandas e anúncios não são nem de longe o suficiente para atrair seu público-alvo.
O marketing de conteúdo trabalha justamente em cima desse ponto. Seu principal foco é conseguir atrair a atenção dos clientes por meio de informações úteis e de qualidade.
Sendo assim, esse modelo tem como foco criar estratégias densas de produção de conteúdo de qualidade e rico para atrair cada vez mais clientes e leads para seu negócio.
Mas afinal como funciona toda essa estratégia e como fazê-la corretamente, buscando resultados? Quais os objetivos em si do marketing de conteúdo?
É isso que saberemos agora.
Quais os objetivos principais do marketing de conteúdo?
O objetivo principal do marketing de conteúdo, sem dúvidas, é trazer cada vez melhores resultados para seu negócio e levar sua marca para as pessoas.
Mais do que fazer propagandas a respeito do que você vende, é necessário sanar as dores do seu público para que ele veja em você alguém em quem confiar.
Sendo assim, o marketing de conteúdo visa encontrar e executar estratégias específicas para o seu negócio, que atraiam clientes da forma certa, educando-os sobre seu nicho.
Quando se estabelece essa relação de confiança entre você e seu potencial cliente, fica então muito mais fácil notar que ele irá se virar para você quando precisar de algo.
O marketing de conteúdo tem como objetivo atrair pessoas, deixá-las perceber que tem uma dor ou problema que precisa de solução e então indicar o caminho.
O que é o inbound marketing?
O marketing de conteúdo está dentro do inbound e faz parte desse processo completo.
Basicamente, a estratégia chamada inbound prioriza atrair os clientes de forma sutil, sem lançar propagandas visando vendas diretas.
O inbound trabalha vários tipos de estratégias que têm como interesse encantar o público e deixar que tome a iniciativa de dizer que tem vontade de conhecer o seu produto ou serviço.
E quando o cliente vai até você dessa forma, o relacionamento flui muito melhor e você consegue alcançar resultados melhores, baseados na confiança e na troca de informações valiosas.
Objetivos do inbound marketing
Como vimos, o principal objetivo do inbound marketing é atrair os seus interessados de forma correta e não invasiva.
Além disso, de nada adianta atrair sem um objetivo. Um outro fundamento importante do inbound marketing é converter esse interessado em um lead ou potencial cliente.
Após essa atração e conversão correta, o inbound conta com o objetivo de vender finalmente e manter seu cliente tendo um bom relacionamento com a marca.
Afinal, o contato não deve acabar com a venda, já que o interesse é sempre continuar vendendo para quem já é seu cliente.
Benefícios de utilizar o marketing de conteúdo na sua empresa
Como você já deve ter percebido, o marketing de conteúdo é de suma importância nos dias atuais, não é mesmo? Atrair clientes da forma certa é fundamental.
Vamos então agora conhecer alguns dos principais benefícios de começar a utilizar essas estratégias no seu negócio.
Melhorar suas vendas
Deixamos esse ponto em primeiro porque provavelmente é o que você deseja buscar com o marketing de conteúdo.
Pois saiba então que sim, um dos grandes benefícios dessa estratégia é que aumenta consideravelmente as suas vendas.
Para se ter uma ideia, em 2018, segundo a pesquisa Content Trends, mais de 73% das empresas já haviam tomado consciência da importância do marketing de conteúdo e utilizavam a estratégia.
E você acredita que tantas empresas estariam fazendo uso disso se não gerassem vendas para seu negócio?
Fazendo um bom marketing de conteúdo você consegue sim melhorar os seus resultados e claro, vender mais.
As pessoas conhecem sua marca
Quando as pessoas buscam conteúdo na internet, geralmente querem encontrar informação de qualidade sobre algum tema, visando sanar suas dúvidas.
Se sua empresa produz conteúdo de forma regular e sempre com muita qualidade sobre temas relevantes do seu nicho de atuação, vira uma fonte de informação.
Quando uma pessoa busca sobre o tema, pode encontrar sua empresa e ver seus vídeos, postagens e artigos. E isso cria uma conexão.
Dessa forma, as pessoas conhecem sua marca e atrelam ela a conteúdo de qualidade, o que nos leva ao próximo ponto: a autoridade.
Gera autoridade
Quando você cria conteúdo de qualidade sobre um tema e atrai pessoas, você automaticamente gera autoridade dentro daquele nicho.
Quando a pessoa se interessa em saber mais, ela vai pensar em você ou na sua empresa, o que torna seu negócio uma referência positiva.
E isso é muito importante, já que quando esse interessado toma a decisão de contratar um produto ou serviço, ele irá certamente pensar em você.
Conclusão
O marketing de conteúdo é muito importante e você com certeza terá bons frutos se o utilizar de forma correta, buscando resultados para sua empresa.
Aplicar as técnicas corretamente em seus blog, posts, canais do Youtube e nas redes sociais ajudará muito a gerar mais leads e alcançar cada vez mais pessoas.
Sendo assim, busque estudar mais sobre esse tema e se torne um especialista. Sua empresa e seu bom posicionamento dependem disso.
Gostou de saber mais a respeito de marketing de conteúdo e até mesmo de como um software de gerenciamento de negócios pode ajudar nessa tarefa? Leia então os posts relacionados para saber mais.
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