Meritocracia: vantagens e desvantagens – A meritocracia é um sistema adotado pela maioria das empresas para os seus processos de promoção interna.
Uma empresa de piso industrial, por exemplo, pode adotar a meritocracia não apenas para promover internamente os profissionais que fazem parte da companhia, mas também para conceder remuneração variável, premiações, bonificações etc.
Resumo da Postagem
Meritocracia: vantagens e desvantagens
A meritocracia no Brasil, envolve diversas questões que precisam ser consideradas pelas empresas para que qualquer processo meritocrático seja realizado de forma justa.
O sistema meritocrático pode trazer diversas vantagens para uma companhia, mas também tem suas desvantagens.
Neste texto, iremos falar sobre as vantagens e desvantagens da meritocracia em uma empresa. Acompanhe.
O que é meritocracia?
Antes de falarmos das vantagens e desvantagens da meritocracia, vamos compreender do que se trata exatamente.
De forma geral, a meritocracia se trata do alcance de algo por merecimento, ou seja, dentro de uma empresa quando há algum processo para promover um profissional, ele deve alcançar aquela posição por merecimento de suas ações dentro da empresa.
Em suma, segundo a meritocracia, quem se esforça o suficiente pode alcançar determinado benefício, ao passo que quem não tem o sucesso desejado é por que não se empenhou o suficiente para aquilo.
Com isso, surge uma questão importante que é o que determina quem merece ou não alcançar determinado objetivo? Ou no caso das empresas, quem merece ou não ser promovido de cargo, uma bonificação, um salário maior etc?
Se analisarmos amplamente a conjuntura da realidade no nosso país, podemos dizer que a desigualdade é real, portanto, nem todos vão sair da mesma linha de partida para alcançar um objetivo, mesmo que seja um objetivo em comum.
E essa disparidade pode ser percebida em questões sociais, raciais, de gênero, entre outras.
Então, é de suma importância que junto com um sistema de meritocracia, uma empresa de dispositivos de sinalização de segurança, por exemplo, possa entender a sua responsabilidade social e prezar pela diversidade no momento da contração.
Isso significa que a companhia deve trazer diferentes profissionais, com diferentes bagagens e ponderando todas as questões de desigualdade para implementar métodos de meritocracia em seus processos, visando sobretudo, o desempenho dentro da empresa.
Quais as vantagens e desvantagens da meritocracia?
Agora que vimos o que é a meritocracia, vamos falar sobre as suas vantagens de desvantagens.
Vantagens
- Promove por mérito, não por preferências por parte dos gestores da empresa;
- Estimula a competitividade;
- Incentiva o empenho nas funções diárias;
- Aumenta a produtividade e eficiência nos setores da empresa;
- Pode recompensar de diversas maneiras quem alcança os objetivos estabelecidos;
Desvantagens
- Pode incentivar o individualismo entre os profissionais;
- Se não for bem aplicada, não corrige as desigualdades entre as posições;
- Responsabiliza de forma individual e pessoal quem não consegue atingir o objetivo, quando o fracasso pode envolver diversas questões;
A meritocracia envolve diversos pontos que devem ser questionados e analisados e se não for bem aplicada dentro da empresa, pode perpetuar determinados fatores de desigualdade no mercado de trabalho.
Mas como vimos, se bem aplicada, pode trazer benefícios para qualquer companhia, seja ela uma fabricante de conectores elétricos ou um escritório de advocacia.
Esse foi o nosso artigo sobre as vantagens e desvantagens da meritocracia nas empresas. Esperamos que tenha sido útil para você.
Conteúdos produzidos pela equipe do Soluções Industriais.