Está interessado em abrir um e-commerce focado em fios e cabos elétricos, precisa fazer um organograma, para que tenha uma organização mais fluida de todos os setores e não sabe como começar?
Fique tranquilo que explicaremos tudo isso para você a partir de agora. Então, vem com a gente!
Resumo da Postagem
O que é um organograma?
Organograma é uma estruturação visual da organizacional de uma empresa. Sendo assim, o conceito de organograma vai servir para descrever como a marca está organizada internamente, nível de cargos e departamentos.
Verifica-se, portanto, que é tão importante para o e-commerce quanto equipamentos de combate a incêndio para os bombeiros.
Como fazer a melhor estruturação?
Primeiramente, devemos tirar esta ideia de que há um organograma pronto. Cada marca tem suas composições de setores, estoque, número de funcionários e valores de ganhos e gastos mensais.
Dito isso, saiba que terá tantas vertentes diferentes quanto estas que especificamos abaixo:
- Gestão;
- Coordenação;
- Operacionalização;
- Marketing;
- Gestão de dados;
- Logística;
- Redes Sociais;
- Atendimento ao cliente;
- Vendas;
- E outros.
Avaliamos, a partir de agora, alguns importantes nichos que poderão ser inseridos no organograma.
Coordenação
Aqui temos pessoas que começaram o negócio e fazem a engrenagem girar. Ou seja, não adianta abrir uma empresa de outsourcing de impressão e deixar que outros cuidem, principalmente no início.
Bote a cara e siga em frente. Até porque, é você e os seus que farão entrevistas de emprego e contrataram colaboradores preparados e fornecedores, só para citar algumas coisas.
Programador
Outro que deve estar inserido no organograma, o programador é o responsável por criar a página de vendas e fazer com que ela fique rápida, intuitiva e funciona quando for ao ar.
Quando há a questão do ranqueamento nos mecanismos de busca, é notável que a rapidez para abrir a página principal e as demais, é um dos fatores para deixá-las mais perto ou mais longe do topo.
Se não entendeu, quanto mais próximo do topo da primeira página do Google seu link estiver, maior será o número de visitas diárias e, consequentemente, mais chances de lucrar e ganhar novos leads.
Assessoria de Imprensa
Não há como negar que, em certo momento, pode-se haver falhas e problemas comunicacionais referentes a produtos, entregas e etc. E se esta reclamação gerar um conteúdo negativo, a assessoria de imprensa pode entrar em contato com o cliente ou com os devidos canais onde a informação foi propagada e soltar algumas notas.
Isso fará com que minimize os prejuízos e seja mais fácil de recuperar a forma com que a marca é vista pelos consumidores.
É ela, também, que agiliza todo o trâmite para novos produtos, faz textos e fotos e envia para o mailing, que são e-mails de jornalistas, influenciadores e etc., que poderão propagar a informação.
Então, agora que já sabe como montar seu organograma, está esperando o que para tirá-lo do papel?
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.