Um site tem no universo online o mesmo impacto que a loja física de uma empresa de locação de grupo gerador tem no mundo offline. Se você estiver andando pela rua e visualizar uma empresa com uma fachada antiga, um interior desgastado e o prédio visivelmente sem manutenção, a impressão que fica não é boa, certo?
O mesmo acontece quando alguém está navegando pela internet e acaba se deparando com um site confuso, com um aspecto visual desagradável e além de tudo isso, lento.
A probabilidade desse visitante permanecer apenas alguns segundos no site é grande, e isso significa uma oportunidade de venda que se perdeu. Acreditamos que você não quer perder oportunidades de venda e por isso preparamos este post com alguns dos erros que você deve evitar ao construir o site de sua empresa.
1. A escolha do domínio
Domínio é o endereço do site, o que se digita na barra de endereços para localizar o site. Na hora de definir qual o domínio será usado, é muito importante ter o cuidado de estabelecer um que seja curto e simples de ser memorizado e escrito.
Prefira utilizar o nome fantasia da empresa e evite acrescentar muitas informações, procure criar algo que fique parecido com www.nomedaempresa.com.br e não com www.segmentonomedaempresalocalizacao.com.br. Dessa maneira fica mais fácil que as pessoas compreendam e localizem o site.
2. Erros de português e tamanho de fonte
Erros graves de português nos textos utilizados em um site profissional podem impactar na percepção dos clientes quanto à seriedade e qualidade do produto ou serviço da empresa.
Esse aspecto terá maior ou menor impacto de acordo com o ramo da empresa, afinal erros de português no site de uma escola são inaceitáveis, porém no site de uma empresa que vende estruturas metálicas, pode não ser tão relevante.
Outro ponto importante a respeito dos textos é observar o tamanho da fonte, o ideal é manter entre 10 e 14 pontos, dessa forma não fica exageradamente pequeno, nem grande.
3. Layout e usabilidade
O site precisa ser agradável aos olhos de quem navega por ele, tenha atenção na escolha das cores para que elas não tornem o site poluído visualmente ou então que acabem gerando sensação de desconforto no visitante.
Além disso, é preciso pensar estrategicamente na distribuição dos conteúdos dentro da página, de forma que fique simples para o usuário encontrar as informações que deseja, com menus estruturados e informações claras.
4. Descrição de produtos
Utilizar o site como um canal de vendas é uma estratégia muito utilizada, porém para que ela dê certo é preciso alguns cuidados como por exemplo na elaboração dos textos descritivos dos produtos.
Usando o exemplo de um disco diamantado é preciso que sejam incluídas as especificações técnicas do produto, mas lembre-se também de demonstrar quais os benefícios que essa compra pode gerar para o usuário, como cortes mais precisos.
Alguns gestores acreditam que apenas construir um site simples, da forma que for possível, já é o suficiente para atrair clientes e obter resultados, porém um site mal construído pode gerar o efeito oposto e afastar os consumidores, deixando uma imagem de empresa descomprometida.
O site representa um importantíssimo cartão de visita das empresas e se na hora de construir da sua empresa você seguir estas dicas, será possível observar os clientes chegando e melhor ainda, as vendas acontecendo.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.