Às vezes, surgem novidades referentes ao SEO que causam uma grande agitação, mas acabam por fracassar. Mas, assim como os benefícios trazidos pelos discos de corte no setor da construção, o topic cluster veio para ser um divisor na vida dos donos de site.
Quer saber melhor a respeito do tema? Então, vem com a gente!
Resumo da Postagem
O que é topic cluster?
O modelo de topic cluster é construído em uma estrutura conhecida como ‘hub-and-spoke’ e cada cluster tem três componentes essenciais:
- Uma página principal com foco amplo;
- Várias páginas detalhadas;
- Links internos estrategicamente posicionados
O conceito de topic clusters de SEO não é novo, mas funciona melhor a cada dia.
Por que os topic clusters são importantes para o SEO?
Se você gerencia a criação de conteúdo ou a otimização de mecanismos de pesquisa, preste atenção a esta vertente, pois eles direcionam os KPIs que reportamos.
Você mede classificações de palavras-chave, tráfego ou conversões? Bem como engajamento ou páginas por sessão?
O modelo de topic cluster torna seu SEO e seu calendário de conteúdo mais eficientes para ajudá-lo a extrair valor que impactará diretamente seus esforços de marketing digital. Como se ultrapassasse uma porta de aço com a maior facilidade.
Quer provas? Então continue lendo para entender tudo o que o topic cluster pode dar!
Os agrupamentos de tópicos melhoram o contexto, a relevância e a autoridade de diversas empresas que estavam mal ranqueadas.
Vamos fazer um exercício simples: Imagine que tenha uma página em seu site sobre a escova de nylon. Como o Google saberá se sua página é sobre um tipo novo do produto, sobre a comparação de valores do mesmo ou a quantidade que vem em uma caixa?
Usando contexto.
Obviamente, o Google extrai significado dos elementos de SEO na página, incluindo título da página, URL, subtítulos, palavras de ligação e frases. Mas também tira informações desses elementos nas páginas que vinculam ao seu conteúdo, bem como o texto âncora desses links.
Portanto, os topic clusters são um dos tripés para este tipo de relevância. Eles ajudam os mecanismos de pesquisa a entender o contexto, os relacionamentos e a hierarquia de cada página num âmbito mais generalizado.
Isso é incrivelmente útil quando suas páginas têm mais nuances do que normalmente ocorre.
Além disso, também enfatizam a sua amplitude de cobertura. Por exemplo, se você tiver dez páginas relacionadas e interligadas em seu site e que cobrem um tópico de maneira exemplar, o Google o verá mais como uma autoridade, do que se tivesse apenas um conteúdo sobre o assunto.
Expertise, autoridade e confiança são vitais para os rankings de busca em muitos setores. Portanto, é aconselhável investir em uma estratégia de conteúdo que amplifique tudo isso ressaltado.
Lembrando que, dentro da internet, há vários modelos de topic cluster gratuitos.
Entendeu melhor sobre o tema? Agora é só tirar todas as suas estratégias de SEO do papel e averiguar uma maior quantidade de visitas e interações.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.