O que é um topic cluster?

Às vezes, surgem novidades referentes ao SEO que causam uma grande agitação, mas acabam por fracassar. Mas, assim como os benefícios trazidos pelos discos de corte no setor da construção, o topic cluster veio para ser um divisor na vida dos donos de site.

Quer saber melhor a respeito do tema? Então, vem com a gente!

Resumo da Postagem

O que é topic cluster? 

O modelo de topic cluster é construído em uma estrutura conhecida como ‘hub-and-spoke’ e cada cluster tem três componentes essenciais:

  • Uma página principal com foco amplo;
  • Várias páginas detalhadas;
  • Links internos estrategicamente posicionados

O conceito de topic clusters de SEO não é novo, mas funciona melhor a cada dia.

Por que os topic clusters são importantes para o SEO?

Se você gerencia a criação de conteúdo ou a otimização de mecanismos de pesquisa, preste atenção a esta vertente, pois eles direcionam os KPIs que reportamos. 

Você mede classificações de palavras-chave, tráfego ou conversões? Bem como engajamento ou páginas por sessão? 

O modelo de topic cluster torna seu SEO e seu calendário de conteúdo mais eficientes para ajudá-lo a extrair valor que impactará diretamente seus esforços de marketing digital. Como se ultrapassasse uma porta de aço com a maior facilidade.

Quer provas? Então continue lendo para entender tudo o que o topic cluster pode dar!

Os agrupamentos de tópicos melhoram o contexto, a relevância e a autoridade de diversas empresas que estavam mal ranqueadas.

Vamos fazer um exercício simples: Imagine que tenha uma página em seu site sobre a escova de nylon. Como o Google saberá se sua página é sobre um tipo novo do produto, sobre a comparação de valores do mesmo ou a quantidade que vem em uma caixa?

Usando contexto.

Obviamente, o Google extrai significado dos elementos de SEO na página, incluindo título da página, URL, subtítulos, palavras de ligação e frases. Mas também tira informações desses elementos nas páginas que vinculam ao seu conteúdo, bem como o texto âncora desses links.

Portanto, os topic clusters são um dos tripés para este tipo de relevância. Eles ajudam os mecanismos de pesquisa a entender o contexto, os relacionamentos e a hierarquia de cada página num âmbito mais generalizado. 

Isso é incrivelmente útil quando suas páginas têm mais nuances do que normalmente ocorre.

Além disso, também enfatizam a sua amplitude de cobertura. Por exemplo, se você tiver dez páginas relacionadas e interligadas em seu site e que cobrem um tópico de maneira exemplar, o Google o verá mais como uma autoridade, do que se tivesse apenas um conteúdo sobre o assunto.

Expertise, autoridade e confiança são vitais para os rankings de busca em muitos setores. Portanto, é aconselhável investir em uma estratégia de conteúdo que amplifique tudo isso ressaltado.

Lembrando que, dentro da internet, há vários modelos de topic cluster gratuitos.

Entendeu melhor sobre o tema? Agora é só tirar todas as suas estratégias de SEO do papel e averiguar uma maior quantidade de visitas e interações.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

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