Algumas pesquisas indicam que 97% das pessoas que possuem um smartphone, têm o WhatsApp instalado. Destas, 93% acessam todos os dias. Com isso, o WhatsApp está entre as principais formas de se comunicar no Brasil.
Explorar essa ferramenta de comunicação no seu negócio deixou de ser apenas uma opção, para se tornar obrigatório.
Várias são as vantagens de utilizar o WhatsApp como ferramenta de comunicação entre a empresa e seus clientes. Eles terão um suporte e atendimento muito mais ágil e rápido por meio do aplicativo.
Algumas das vantagens para as empresas é que é uma maneira gratuita, dinâmica, que oferece vários recursos de interação e um só colaborador pode fazer o atendimento de várias pessoas. Vamos listar algumas das vantagens em nosso site.
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Resumo da Postagem
Atendimento online pelo WhatsApp: vantagens e como fazer
Deixamos claro que algumas das funcionalidades a seguir podem não ser compatíveis com aplicativos modificados, também conhecidos como mods apks, como o Yo WhatsApp atualizado. Certifique-se de manter seus aplicativos atualizados.
Grande parte do seu público estará no WhatsApp
Como já citado, não importa qual o segmento do seu negócio, com certeza o seu público estará no app. E como o aplicativo já está inserido na rotina de qualquer um, o seu cliente visualiza a mensagem com muito mais rapidez, facilitando o atendimento.
Recursos diferenciados para o WhatsApp Business
Se você quer utilizar o WhatsApp como uma ferramenta de atendimento ao cliente, o ideal é que utilize a versão WhatsApp Business. A versão do app traz diversos recursos, que na versão original, não existem. Estes recursos são voltados exclusivamente para facilitar a comunicação entre empresa e consumidor.
Com o WhatsApp Business é possível a criação de uma conta comercial. Com isso há possibilidade de inserir informações da empresa, como horário de funcionamento, categoria da empresa, e-mail, endereço, inclusive com a localização do lugar.
E com a criação de uma conta comercial é possível utilizar seu número fixo da empresa, por exemplo. Assim já será um número conhecido por seus clientes.
Com o WhatsApp Business também é possível definir mensagens automáticas. Um exemplo é a mensagem de saudação que conterá um texto padrão e pode já direcionar a conversa, dando algumas opções ao cliente.
Criação de catálogo
Com o WhatsApp Business você consegue criar um catálogo de produtos na própria conta. Ao abrir o contato o cliente poderá visualizar as fotos, informações de descrição e preço e será direcionado para compra. Com isso as vendas podem ser facilitadas.
Dá para utilizar um atendimento automatizado no WhatsApp?
Se a empresa quiser um atendimento ainda mais automatizado, otimizando o atendimento e o tempo da equipe, é possível criar um sistema mais efetivo ainda do que as mensagens automáticas definidas no WhatsApp.
O atendimento é igual em vários sites que se tem por aí, por meio de chats automáticos, que são chamados de chatbots. Um chatbot é um sistema capaz de reproduzir uma conversa humana perfeitamente.
Eles são feitos por meio de Inteligência Artificial, por meio de algoritmos. Os Bots, como são chamados os robôs que reproduzem estas conversas, desempenham diversas tarefas automatizadas de formas online.
Os chatbots começaram a ser usados no WhatsApp recentemente, mas vêm ganhando popularidade. Com o atendimento automatizado por meio do aplicativo de mensagens cliente e empresa ganha na agilidade.
A comunicação por meio dos Bots pelo WhatsApp é mantida por meio de várias opções fornecidas pela empresa. Através de perguntas o robô precisa captar o que o cliente deseja, por meio de mecanismos pré-programados.
Utilize o WhatsApp e otimize seu atendimento
O atendimento online pelo WhatsApp não pode ser chamado mais de tendência, já é realidade. Além disso, é uma ferramenta extremamente simples, que qualquer dono ou colaborador conseguirá utilizar.
Além disso, com diversos recursos e todos gratuitos, seus gastos com comunicação por meio de telefone, por exemplo, poderá diminuir significativamente.
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