Uma habilidade fundamental para sua empresa, quando se refere ao atendimento ao cliente, é a capacidade de ser flexível e usar diferentes abordagens em várias situações, ou seja, adaptar a maneira como a equipe responde às necessidades de cada um com base no contexto específico do dia a dia.
É essencial reconhecer como um cliente gostaria de ser tratado desde o primeiro contato, para que você possa escolher a abordagem mais adequada de acordo com sua própria experiência e intuição. Ficou interessado sobre o tema e quer entendê-lo melhor? Então, vem com a gente.
Resumo da Postagem
Personalidade Amigável
É correto afirmar, primeiramente, que o diálogo entre um cliente de uma loja de roupas e de uma empresa de embaladora filme pvc será diferente. Porém, além disso, devemos estar atentos às personalidades de cada um.
Pessoas mais amistosas valorizam a cooperação, a segurança pessoal, a aceitação, respeitam a opinião dos outros e gostam de desenvolver relacionamentos antes de realizar negócios.
- Dica de atendimento ao cliente: Como clientes, eles esperam que você seja atencioso. É provável que eles conversem por um tempo e expliquem os motivos pelo qual seu produto, solução ou conselho atenderá às necessidades deles. Eles também apreciariam se você compartilhasse algumas experiências positivas semelhantes de outros clientes.
Personalidade Expressiva
Trabalhar bem o diálogo com pessoas de personalidade expressiva é tão fundamental quanto o descarte de lixo eletrônico de forma consciente para o meio ambiente. Dito isso, vale ressaltar que esses clientes tendem a ser rápidos e espontâneos, confiantes e entusiasmados.
Eles gostam de envolvimento, emoção e criatividade. Os expressivos gostam de ter novas ideias, mas podem não ter a capacidade de ver suas ideias até o fim. Entenda: eles não gostam de detalhes e tendem a se concentrar em opiniões e histórias, ao invés de fatos e dados.
- Dica de Atendimento ao Cliente: Eles são mais lentos em suas decisões de compra e, normalmente, esperam que você passe algum tempo junto deles. Se for direto ao ponto, mantenha o interesse deles focando no quadro geral e evite gastar muito tempo com detalhes. São mais propensas a comprar produtos e serviços recomendados por pessoas que conhecem.
Personalidade Analítica
O tipo de personalidade analítica é descrito como cauteloso e pensativo. Analíticos preferem tomar decisões que são bem embasadas. Também tendem a formalidades, procedimentos operacionais padrão, regras organizacionais e formas convencionais de fazer as coisas.
Quando se trata de fazer suas escolhas, os Analíticos não estão muito interessados no que as outras pessoas pensam, eles confiam em suas próprias opiniões e fatos frios. Portanto, para vender um produto como um corrimão de alumínio, por exemplo, o vendedor deve estar totalmente preparado e conhecer cada configuração e material presente naquele modelo.
- Dica de atendimento ao cliente: Ao lidar com clientes analíticos, dê respostas claras e detalhadas e use procedimentos passo a passo. Fornecer dados, fatos ou instruções de forma direta e organizada é a melhor forma de apoiá-los. Mostre a eles como seu serviço atenderá às necessidades deles.
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