Se você é da área do marketing ou qualquer outra correlata que utiliza o e-mail marketing, com certeza deve estar com uma pulga atrás da orelha sobre as novas regras e mudanças de privacidade que afetam diretamente a sua comunicação com seus clientes.
Ao menos, é o que indicam pesquisas, que apontam que cerca de 74% dos líderes de marketing estão seriamente preocupados com as mudanças, enquanto 82% já estão se preparando para esse novo cenário, independente qual seu segmento, seja ele uma empresa de manutenção predial ou um e-commerce.
Mas porque toda essa preocupação? Como essas mudanças irão impactar o e-mail marketing? Quais são elas? Bom no texto de hoje, abordaremos tudo sobre esse tema para que você possa entender detalhadamente, o porquê de tamanha preocupação, preparados? Então vamos lá!
Resumo da Postagem
A importância do e-mail marketing e o seu impacto em 2021
Antes de mais nada, é preciso entender melhor sobre a importância do e-mail marketing, dentro das estratégias de omnichannel, muito utilizadas nos últimos anos, o e-mail acabou ganhando papel fundamental dentro das diversas fontes de comunicação que uma empresa estabelece com seus clientes.
76% dos líderes de marketing acreditam que sua programação de e-mail teve impacto positivo para o seu negócio, enquanto em 2020 esse número foi de apenas 58%. Claro que, para eles realizarem tal afirmação, tudo é baseado em dados e nos resultados reais que o e-mail fornece para qualquer negócio.
Dessa forma, o e-mail marketing acaba sendo uma estratégia vista com ótimos olhos, sendo um dos canais de comunicação mais assertivos, lucrativos e muitas vezes diretos que as empresas conseguem ter com seus clientes.
OK, mas quais são as mudanças previstas que podem impactar o e-mail?
Talvez a maior mudança que podemos ressaltar é o chamado “futuro sem cookies”, previsto para o próximo ano, em 2023. Essa estratégia iniciada pelo Firefox em 2019, e anunciada pelo Google em 2020, deve ser totalmente finalizada no próximo ano, e significa que não terá mais como rastrear os usuários nem coletar dados e informações sobre eles.
Ou seja, em uma estratégia de e-mail marketing, onde você quer seguir a jornada de compra de cada pessoa que está interessada pelo seu lacre de segurança, ou que realizou alguma ação, agora você não vai mais conseguir, perdendo um grande aliado na hora de segmentar e de falar com o público de maneira assertiva.
Outra mudança significativa, é a adoção do Mail Privacy Protection (MPP), cerca de 97% dos usuários da Apple já utilizam essa ferramenta, e ela tem como principal objetivo, ocultar endereço de IP e bloquear conteúdo remoto, resultando em taxas artificiais de abertura de e-mail e imagens que não são carregadas automaticamente em e-mails.
Como tudo isso impacta um profissional de marketing?
Como você provavelmente percebeu, os impactos são enormes para quem trabalha com marketing, afinal, o marketing digital como conhecemos hoje pode sofrer uma grande virada de mesa, devido a essas mudanças. Não ter o rastreamento de Cookies, por exemplo, diminui e muito a segmentação e a personalização de uma comunicação mais assertiva e direta.
Causando grandes dificuldades para que você possa abordar um cliente interessado em seu quadro de distribuição da maneira correta. Já o MPP, dificulta saber os reais números e resultados de suas campanhas e estratégias, sendo um grande dificultador para entender o que está dando certo ou errado, e trazendo uma comunicação cheia de ruídos com seu público.
Mas calma, isso não é motivo de desespero! É preciso se adaptar à nova realidade e buscar soluções para entender melhor o mercado e conseguir bolar novas estratégias com as ferramentas que você tem na mão.
O que achou do texto de hoje? Ele ajudou a entender melhor como as mudanças de privacidade podem afetar a comunicação através do e-mail marketing? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima.