O grande segredo de um processo de branding bem-sucedido é saber como criar uma marca que traduza a personalidade da empresa e, simultaneamente, seja atraente para o público-alvo.
Branding, trata-se uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, ser reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.
Isso significa criar uma identidade forte, que seja facilmente reconhecida e lembrada pelos consumidores. Mais que isso, quando a estratégia é bem sucedida, a marca se torna um estilo de vida. Como, por exemplo, a Coca cola e a Apple. A seguir, daremos algumas dicas para fazer um Branding que traz bons resultados.
Resumo da Postagem
Estabeleça um propósito e crie valores para agregar a sua marca.
Faça o seguinte questionamento: Como você quer que as pessoas enxerguem sua marca em comparação aos seus concorrentes? Exemplifiquemos utilizando uma mangueira de incêndio. Todos sabem que é utilizada por bombeiros e qual a sua utilidade. Assim devem ser o propósito e os valores de sua marca. Estes devem ser claros e facilmente identificados.
Faça uma declaração de posicionamento de sua marca. Você conseguirá fazer a declaração seguindo o seguinte roteiro de perguntas e as respondendo claramente.
- Que espaço essa marca está tentando ocupar?
- Qual é o principal desejo que essa marca está tentando satisfazer?
- Quem está competindo por esse espaço?
Construa ou reformule sua marca e defina uma identidade visual para ela.
Seja a válvula de alívio de seu negócio. Analise as metodologias e foque em construir ou reformular a sua marca. Esta é uma estratégia obrigatória no processo de formulação do Branding.
Capriche na identidade visual: Cores, tipos, tipografia, manual da marca. Se você tem uma loja de cone de sinalização, por exemplo, aposte em cores quentes, como amarelo, vermelho. Que chamará a atenção.
Faça o mapeamento de sua Persona
Defina quais valores sua marca quer transmitir, escolha o tom de voz e a linguagem que serão utilizadas, bem como quais conteúdos e em quais canais serão veiculados. Esses passos definirão o seu perfil ideal de cliente, sua persona.
Crie um diferencial, foque no marketing de conteúdo e invista nas redes sociais
Crie uma fórmula “exclusiva” e use esse argumento para vender seu produto/serviço. Aqui entra em ação o marketing de conteúdo. A oferta desse conteúdo de valor se mostra mais efetiva para envolver o público alvo e construa uma imagem positiva em torno da marca.
Feito isto, foque no marketing nas redes sociais. É nas redes sociais que mais de 60% das pessoas consomem conteúdo, seja compartilhando, comentando de outras marcas concorrentes a sua.
É também nas redes sociais que você irá reforçar a identidade de sua marca, bem como irá agregar personalidade a sua marca, entregando conteúdo de valor. Aqui você também fará o marketing promocional, que são os pequenos agrados que você irá fazer para conquistar afinidades com seus clientes.
Entenda a concorrência
No mundo cada vez mais competitivo, é preciso se destacar diante da concorrência de forma bem clara. Tenha a funcionalidade das câmaras de refrigeração, preservando valores, e consequentemente conservando sua persona.
A maioria dos produtos ou serviços do mercado é similar a outros, portanto você deve encontrar um caminho que os faça ser bem diferentes. E antes de finalizarmos, deixaremos uma dica extra:
Utilize o Marketing de influência, sendo a estratégia de utilizar a credibilidade de outras pessoas, o poder de influência delas, e transferir para um produto ou marca. Transmitidas todas as dicas acima, é chegada a hora de entrar em ação e pôr em prática o que foi citado.
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