Felicidade é um termo extremamente subjetivo, mas todos corremos atrás dela. Caso seja um gestor de uma marca de peças para empilhadeira, por exemplo, deve inseri-la em suas principais estratégias.
Portanto, vale destacar que, diariamente, as pessoas estão tentando várias maneiras de fazer umas às outras felizes, mas nem todos somos bem-sucedidos nessa empreitada. Para que conquiste a satisfação das pessoas interessadas em seus produtos, continue com a gente!
Resumo da Postagem
O que é um cliente satisfeito?
A satisfação do cliente, no contexto do envolvimento com um produto, refere-se, principalmente, a fornecer uma experiência gratificante. É quando as expectativas deles são atendidas no momento certo e com a intenção certa.
Quando conseguimos tal feito, serão fiéis e dificilmente o abandonarão, mesmo se cometer algum erro, pois te dão uma chance. Clientes satisfeitos cuidam de você do jeito que você cuida deles.
Siga as dicas para ter clientes satisfeitos
- Seja assertivo na criação da persona do cliente
Quando se trata de tornar sua marca agradável, é extremamente importante que ela tenha personalidade e identidade. Por exemplo, uma empresa de transformador de solda, deve contar com um logotipo facilmente identificável, com cores chamativas e etc.
Mas podemos ir além. Pois, se acertar na criação da persona, conseguirá uma base de seguidores que o representará. Obter sua personalidade começa respondendo a duas perguntas básicas: ‘quem’ e ‘por que’.
A primeira tem a ver com quem são seus públicos-alvo. Por exemplo, se o público-alvo consiste em homens e mulheres de 70 anos, sua marca não pode ser jovem e totalmente descolada.
A segunda pergunta diz respeito ao objetivo da sua marca. Ou seja, a empresa de umidificador industrial que quer se posicionar como líder, precisará de uma ‘personalidade’ que ajudará a humanizá-la.
- Ouça seus clientes
O próximo passo para construir a satisfação daqueles interessados em sua marca é ouvi-los com toda atenção. Agora que sabe quem são seus clientes, tente entender o que eles procuram, quais são os problemas que enfrentam atualmente, quanto estão dispostos a pagar pela solução e assim por diante.
Isso fornece uma imagem clara da intenção e das expectativas que têm. A melhor forma de deixar seus clientes felizes é conhecendo e atendendo suas expectativas, pois se não o fizer, a concorrência chegará rapidamente.
Defina as metas de satisfação certas
Um grande problema com a satisfação como meta é que ela não é mensurável. No entanto, com uma simples mudança de atitude, podemos resolver esse problema e torná-lo um indicador mais ‘visível’.
Todos nós sabemos que o NPS (Net Promoter Score) é uma métrica de lealdade do cliente. E a maioria das marcas pergunta: “Você recomendaria nosso produto ou serviço para seus amigos?”.
Embora isso dê uma ideia de quão felizes estão, isso não é nada tangível. Que tal alterar a pergunta da pesquisa para “Você recomendou nosso produto a alguém esta semana?”. Dará uma representação ideal de que estão plenamente satisfeitos e o objetivo foi acionado.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais