Se você perguntar qual é o sonho de qualquer empreendedor, provavelmente a resposta será igual para todos: ter um negócio escalável. O dono de uma empresa que não falar essa resposta é que, provavelmente, não sabe o que esse termo significa.
Afinal, a escalabilidade é um termo presente nas grandes startups de sucesso da atualidade, e vem se tornando algo cada vez mais requisitado e desejado pelas empresas, que crescem sem precisar aumentar seus custos na mesma proporção.
Ou seja, assim como muitas vezes não é preciso investir em grandes reformas com o martelete demolidor na sua casa, você também não precisa investir dinheiro, fazendo com que o seu empreendimento cresça sem precisar fazer loucuras ou grandes mudanças.
Mas como isso é possível? Como transformar o seu modelo de negócios em algo escalável? No texto de hoje, nós iremos mostrar como aplicar a escalabilidade na sua empresa, bora conferir? Então vamos lá!
Resumo da Postagem
O que é um modelo de negócio escalável?
Um modelo de negócios escalável é aquele empreendimento que aumenta a sua lucratividade, e apresenta um crescimento acelerado, sem precisar aumentar os custos nessa mesma proporção, ou seja, é um empreendimento que cresce de modo geral, podendo aumentar o seu faturamento e o número de seus clientes, sem precisar gastar nada a mais por isso.
Falando dessa forma, um negócio escalável parece um sonho ou algo impossível, e você provavelmente está se perguntando “como isso é possível?”, a resposta é simples, uma empresa que adota esse modelo consegue oferecer produtos ou serviços que não exigem grandes custos, com uma equipe e uma estrutura mais enxuta e que gera resultado, esse é um modelo característico das startups.
Dessa forma, se uma empresa consegue ter um processo que funcione de forma automática, seja extremamente valioso, com baixo custo operacional replicável e consiga crescer de forma gradativa, então é possível que ele seja escalável, como exemplos temos o marketplace, onde os donos dessa ferramenta podem ter milhares de produtos no seu catálogo como racks para servidor, gerando o negócio de maneira fácil sem a necessidade de realizar grandes investimentos.
Abaixo, separamos alguns pontos para que você consiga montar esse modelo, confira!
Defina e pesquise sobre o seu mercado
O primeiro passo para montar um modelo de negócio escalável é definir qual será o seu nicho de atuação, para isso, é preciso selecionar uma área que você já possua interesse, afinidade, conhecimento e um bom networking, além do seu interesse sobre ela, é preciso que ela tenha características de escalabilidade.
Esse segmento possui um mercado grande? O público está satisfeito com as soluções atuais deste mercado? Existe uma boa demanda? Tem perspectiva de crescimento? Tudo isso deve ser colocado na balança para você entender se aquele mercado possui, ou não potencial para ser escalável.
Faça pesquisas, procure conhecer melhor o público e a concorrência daquele nicho, saiba as dores, necessidades e desejos, quanto mais você estudar, mais efetiva será a sua aposta.
Monte o seu modelo de negócios
Após definir o mercado de atuação e estabelecer por completo o seu segmento, é o momento de elaborar um modelo de negócios, quando falamos de escalabilidade, temos 3 principais: o marketplace, o infoproduto e o Saas, mas é claro que você pode optar por outro formato.
Esse modelo vai definir toda a estrutura da sua empresa e quais serão os recursos necessários para que ela comece a funcionar, com um infoproduto, você pode escolher uma plataforma Ead para te auxiliar, enquanto no marketplace, é preciso um local pronto para lançar seu shopping virtual, tudo vai depender do que você deseja e suas escolhas.
Elabore estratégias de marketing
É impossível pensar em um negócio escalável sem associá-lo ao marketing, essa que é a válvula de retenção de qualquer negócio, e gera resultados expressivos e faz com que uma empresa obtenha sucesso, defina quais estratégias de marketing serão replicadas para ajudar nesse crescimento.
Você pode começar com algo mais contido, como marketing de conteúdo ou no seu próprio networking, e com o tempo, investir em outras situações como mídias pagas e e-mail marketing.
Lance um MVP
Por fim, todo negócio escalável precisa de um MVP (Mínimo Produto Viável), ele que representa uma versão inicial do seu produto ou serviço, que tem como finalidade, validá-lo dentro do mercado, ou seja, ele funciona como uma “amostra” e um teste do que está por vir.
O MVP ajuda a entender a recepção do público, a impressão inicial em relação ao seu produto, e faz com que você melhore e aperfeiçoe sua oferta aos poucos e de forma gradativa, sempre usando a opinião e os insights coletados para se aperfeiçoar.
O que achou do texto de hoje? Já está pronto para montar um modelo de negócio escalável? Então comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.