Como o topic cluster pode ajudar o seu SEO?

Quer mostrar ao Google que você é especialista em um tópico específico? Então os topic clusters devem se tornar sua técnica de marketing de conteúdo primordial. É uma espécie de lacre de segurança que trará novos visitantes ao seu site!

O SEO evoluiu muito de 2 anos para cá. E o Google provavelmente está mudando seu algoritmo mais uma vez enquanto lê este texto e o tema em questão, é o foco principal. 

Os topic clusters continuarão sendo a estrela do SEO à medida que avançamos. E, embora a criação de sua estratégia de conteúdo com base nisso possa parecer complexa, ela o colocará no caminho mais rápido para as primeiras páginas do Google.

Quer saber melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Resumo da Postagem

O que são topic clusters?

Um topic cluster consiste em várias partes de conteúdo que estão relacionadas, de alguma forma, a uma parte principal do conteúdo.

Por exemplo, se um tópico principal é bomba centrífuga, um subtópico pode ser a aquisição deste tipo de material e outro subtópico pode ser a automatização do mesmo dentro de sua empresa.

Qual é o sentido de tudo isso? 

Bem, por um lado, o Google e outros mecanismos de busca querem conteúdo mais aprofundado e baseado em tópicos recheados de palavras-chave apenas por uma questão de classificação.

Por outro lado, o Google, por exemplo, quer mais valor, experiência e consistência. Um topic cluster permite que você crie conteúdo mais detalhado sobre um tópico específico, tudo para educar seus leitores. 

Se bem feito, eles serão úteis para organizar seu conteúdo de maneira exemplar e os mecanismos preferem rastrear sites fáceis de navegar.

Como fazer um topic cluster?

Talvez você tenha uma ideia principal, mas ainda não consegue imaginar como é um topic cluster, certo. Vamos mostrar logo abaixo para você, como se estivéssemos montando um quadro de distribuição:

  • Página principal – Todos os grupos de clusters começam com um tópico principal. Esta é uma página que aborda um assunto generalizado, como o marketing digital, por exemplo. Ela precisa ser abrangente e detalhada e deve ter um conteúdo de formato longo. Pode ser um guia de ‘como fazer’ ou um ‘guia definitivo’. Haverá facilidade de leitura e boa estruturação, com subtítulos e links para vários outros tópicos e páginas relacionados.
  • Clusters de conteúdo – É um artigo de suporte para a página principal. Deve vincular de volta à sua página principal e estar relacionado ao conteúdo da mesma. Pode ser mais curto e menos profundo, mas ainda precisa ser organizado e de fácil leitura. No nosso caso, pode ser um artigo sobre marketing de rede social, que é um desdobramento do marketing digital.
  • Hiperlinks – Os hiperlinks são o elemento final que une tudo isso. Essencialmente, você precisa adicionar um link interno à sua página principal para que o Google saiba que está tudo relacionado. Ao vincular várias páginas internamente, estará mostrando ao mecanismo que é o especialista em um determinado tema.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

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