O SEO (search engine optimization) é um recurso do Google, que trabalha com inteligência artificial para oferecer aos internautas da web, uma melhor navegação e resultados mais assertivos nas buscas feitas através do navegador ou pesquisa por voz.
Se você tem uma empresa que vende mesa rustica de madeira, por exemplo, certamente já deve ter ouvido falar de SEO, pois ele ajuda sua empresa em diversas frentes, como por exemplo:
- Fazer um ranqueamento entre os concorrentes;
- Colocar sua empresa nos primeiros resultados da pesquisa;
- Aumentar o fluxo de tráfego orgânico e direto na web;
- Melhorar a experiência do usuário na plataforma;
- Entre outros.
No entanto, há algum tempo vem sendo desenvolvido a pesquisa de voz como elemento importante do SEO.
A importância da pesquisa de voz para SEO
Em outras palavras, se a pessoa falar através da pesquisa de voz catalisador para tinta, por exemplo, o próprio sistema já vai gerar os resultados mais relevantes da web.
Ou seja, essa ferramenta vai ser tão importante que a digitação nos próximos anos e as empresas que utilizarem esse recurso, estarão um passo à frente no futuro.
Mas como otimizar o SEO da sua empresa para a pesquisa de voz? Foi pensando em responder essa pergunta tão pertinente em 2022 que produzimos esse artigo. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!
Preencha as informações do Google
O Google Meu Negócio é mais do que uma ferramenta que ajuda a desenvolver as empresas, ele é uma forma do Google entender qual é a sua finalidade social e com isso, direcionar internautas para sua plataforma, quando assim achar que a busca é conveniente com seu produto/serviço ou conteúdo que sua empresa oferece.
A primeira coisa para facilitar que a pesquisa de voz seja otimizada para sua empresa, é deixar todos os dados e informações detalhadas dentro do Google, para que ele possa, através de seus mecanismos de inteligência artificial, direcionar o cliente ao seu web site.
Utilize palavras-chaves como pergunta
Quando trabalhamos com SEO, buscamos implementar palavras-chaves ao decorrer do conteúdo, para facilitar com que o cliente encontre esse produto. Mas antes de tudo, é necessário compreender a natureza do acesso.
Se o cliente está fazendo uma pesquisa de voz, ele normalmente está fazendo uma ‘pergunta’ ao dispositivo móvel ou software. Ou seja, esse dispositivo vai procurar essa pergunta na web e a empresa que tenha trabalhado como palavras-chaves em formas de pergunta, tende a ser ranqueada na frente de outras.
Produza conteúdo com linguagem ‘informal’
Se você tem uma empresa que vende conectores elétricos, por exemplo, saiba que quando estamos falando de ‘linguagem informal’, é mais por uma questão de trazer ao seu domínio, conteúdo carregado de palavras do cotidiano.
O cliente em potencial da empresa, dificilmente vai utilizar uma linguagem formal para pesquisa de voz e se o seu site está rumando na contramão dessa linguagem, pode ser um problema nos resultados, pois o google com seus algoritmos de inteligência artificial, poderá entender que seu site não tem o que cliente busca.
Essas foram as dicas que separamos para as empresas que precisam otimizar os recursos de pesquisa de voz para a web. Se gostou do tema compartilhe para mais pessoas e nos siga para outras dicas de marketing digital.