Alguns aspectos dos algoritmos mudaram nas últimas décadas. Em particular, a introdução de computadores significa que muitos deles se tornaram mais complexos do que poderíamos imaginar.
Mas como os algoritmos surgiram e evoluíram? Quer entender melhor sobre isso? Então, vem com a gente!
Resumo da Postagem
Algoritmos que guiam as ações humanas
Assim como a presença digital hoje em dia, os algoritmos sempre guiaram as ações humanas. O termo deriva do nome de um matemático persa do século IX. Seu nome ‘Algoritmi’, significava “o sistema de numeração decimal”.
A noção moderna do conceito surgiu no século XIX e foi propagada a partir da década de 1950, por conta do surgimento dos primeiros computadores disponíveis comercialmente.
Os primeiros algoritmos datam da Grécia Antiga. Estudiosos estavam criando os blocos de construção da matemática moderna. E, para facilitar o entendimento de suas ideias, eles expressaram muitas delas como ações.
Uma delas, criada por Nicômaco de Gerasa, é usada até hoje por alunos que estão aprendendo a escrever código de computador, para criar softwares como os de Gestão industrial, por exemplo.
Isso ajudou a simplificar o processo de identificação de números primos. Esta inovação fez com que pudéssemos ter instruções, passo a passo, para remover rapidamente todos os números não primos de um conjunto definido de números (por exemplo, entre 1 e 10.000).
Hoje, existem inúmeros algoritmos disponíveis, que simplificam essa tarefa. Portanto, já nos primórdios da humanidade já era possível verificar que este conceito teria muito a acrescentar em todos os setores.
Mas e depois disso, o que tivemos?
Algoritmos que orientam as ações da máquina
Ao longo das centenas de anos que se seguiram, muitos outros algoritmos foram criados e capturados no papel (historiadores trouxeram à tona vários deles).
Eles foram então utilizados por indivíduos e seguidos passo a passo. O primeiro algoritmo destinado a ser executado em uma máquina foi criado por Ada Lovelace e publicado em 1843.
Ada era uma personagem intrigante, que nasceu em 1815 e desenvolveu grandes talentos em matemática. Não demorou para que conhecesse o “pai dos computadores”, Charles Babbage, graças às suas invenções.
Ambos desenvolveram uma relação de trabalho e amizade. E ela estava muito interessada em um dos projetos de Charles – o Analytical Engine.
Este era um computador mecânico que automatizava os cálculos e foi para esta máquina que ela escreveu o primeiro algoritmo e que ajudou em setores como o de Prospecção Industrial, por exemplo.
Seu trabalho era uma fórmula que mostrava como configurar o maquinário para calcular uma determinada sequência de números. A fórmula é amplamente reconhecida como o primeiro algoritmo de computador da história.
Enquanto muitos de seus contemporâneos viam os primeiros computadores mecânicos, ela olhava além da execução de cálculos. Estava curiosa sobre o potencial mais amplo dos computadores mecânicos como ferramentas colaborativas.
Queria que os computadores capacitassem os humanos muito mais do que apenas por meio de cálculos automatizados. Demorou um pouco, mas imagine se Ada vivesse atualmente, como estaria orgulhosa de tudo aquilo que ajudou a criar!
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.