Quantas vezes você já não escutou aquela famosa frase “trabalhe com o que ame e não vai precisar trabalhar um dia sequer”, por mais clichê que ela pareça ser essa é a mais pura verdade, muitas pessoas largam seus empregos por insatisfação ou por não gostarem daquilo que fazem, outras até desenvolvem algumas doenças crônicas como depressão ou síndrome do pânico.
Atuar em uma área que você gosta é crucial para trazer felicidade e balancear de forma definitiva a sua vida, muitas vezes, pensar apenas no lucro da sua empresa de descarte de resíduos pode não ser o suficiente, é preciso ver se você é realmente feliz fazendo aquilo.
Agora você já pensou se, além de atuar com aquilo que você gosta, você ainda consiga transformar um hobby em uma atividade lucrativa?
Por mais louco que pareça ser falar isso é a verdade, seu momento de lazer, seu hobby pode sim ser algo rentável e a sua principal fonte de renda para viver. Já imaginou trabalhar com aquilo que você ama fazer nas horas vagas?
Então no texto de hoje não vamos te mostrar como você pode transformar seu hobby em um negócio, pronto para conferir? Então vamos lá!
Resumo da Postagem
Conheça o mercado que seu hobby está inserido
O primeiro passo para transformar seu hobby em negócio é conhecer o mercado em que ele está inserido e ver se realmente existe a possibilidade de transformá-lo em um negócio que seja rentável.
Grande parte dos nichos possuem, sim, uma variedade boa de opções, até mesmo assuntos mais específicos como coleção de display acrílico, camisas de time de futebol americano ou de figurinhas de álbuns.
É preciso avaliar o mercado e ver se realmente vale a pena entrar nele, se existe alguma sazonalidade, qual o público-alvo, entre outras variáveis.
Faça uma análise detalhada das suas consequências e riscos
Depois de fazer aquela boa pesquisada dentro do mercado, é preciso começar a colocar na balança quais são os riscos e consequências de abrir um negócio voltado para o seu hobby, quais são seus principais desafios, como o mercado enxerga um negócio do seu segmento, como você quer atuar, e por aí vai.
É preciso pesar as consequências, o desgaste, enfim, tudo isso deve ser visto e analisado com cuidado e muito carinho, afinal, a partir do momento em que você trabalha com isso, passa a não ser mais um hobby virando seu dia a dia e sua principal fonte de renda.
Verifique se o seu negócio realmente é rentável e possui um público para ele
O terceiro passo é verificar se o seu negócio é realmente rentável, depois de analisar riscos e consequências e continuar firme e forte no projeto, é preciso ter um pequeno choque de realidade e ver se aquilo realmente será o suficiente para te sustentar e se você vai conseguir ter espaço para crescimento.
Veja se realmente existe um público que compre a sua envasadora de líquidos por exemplo, se as pessoas estão interessadas e se existe margem para que você consiga crescer e ter um lucro satisfatório usando o seu hobby, essa é a parte onde é preciso ser realista e encarar os fatos de frente.
Estruture seu plano de negócios
Se você realmente acredita que seu hobby possa ser um bom caminho financeiro para você então comece a estruturar o seu plano de negócios, veja qual será a sua abordagem, onde você irá atuar, dependendo da sua área, talvez vendas por e-commerce ou marketplace podem ser uma ótima opção no começo.
Busque estruturar sua empresa e se coloque como um consumidor, afinal, o que você gosta quando vai comprar algo relacionado ao seu hobby? Tenha esse pensamento e monte uma estrutura coerente, compatível e funcional.
Coloque a mão na massa, tenha paixão e faça todo dia valer a pena!
Por fim, agora é só colocar a mão na massa e trabalhar duro para conseguir obter os resultados que você tanto planejou, por ser seu hobby busque colocar paixão naquilo que você faz, conheça cada vez mais a área e faça vendas de consumidor para outro consumidor.
Faça cada dia e investimento valerem a pena e busque os melhores resultados possíveis para o seu negócio, com calma, paciência e persistência em breve você será referência fazendo aquilo que ama.
O que achou do texto de hoje? Gostaria de trabalhar com seu hobby? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha gostado, até a próxima!