A inovação tecnológica está presente em nossas rotinas diárias, seja no Conectores elétricos, em nossos smartphones, no processo de automação das casas e tantos outros exemplos..
No entanto, elas também trazem novos desafios. É importante estar ciente disso para pensar sobre eles e como implementar soluções. Conheça, portanto, 3 dessas inovações da era digital!
Por que a inovação digital é importante?
Há um componente digital em quase todas as atividades humanas, seja para trabalho ou consumo pessoal. As organizações correm o risco de se tornarem irrelevantes se não inovarem ou se adaptarem a tudo isso.
Uma pesquisa relatou que 89% das organizações planejam adotar uma estratégia de negócios digital-first. Tudo porque houve uma crescente na criação de aplicativos, sem a exigência de ficarem meses ou anos escrevendo códigos longos e complexos, ou seja, é tão imprescindível quanto um Servomotor para trabalhos que lidem com alta pressão.
A quem se destina a inovação digital?
Independentemente do setor e do tamanho, a inovação digital serve para todas as empresas que desejam permanecer competitivas e lucrativas, criando produtos e retendo os interessados.
A criação de aplicativos de negócios, por exemplo, não é mais o único domínio da TI. Na verdade, com plataformas inovadoras, usuários de ramos com os de RH, marketing, operações, finanças e qualquer outro departamento podem criar aplicativos modernos. Agora, conferimos as principais inovações:
- Inclusão digital
Ser inclusivo sempre foi e sempre será um obstáculo à inovação tecnológica. Isso se relaciona com nosso dia a dia de duas maneiras: primeiro, nem todos têm acesso à internet; segundo, nem todos que acessam a internet terão a mesma experiência.
Abordar o tema significa tentar encontrar maneiras de colocar mais pessoas online e melhorar a experiência de todos. Um exemplo é incluir texto alternativo em imagens para que usuários com deficiência visual ainda possam consumi-lo.
Pense, também, na remoção de barreiras físicas ao acesso e programas educacionais para aumentar a alfabetização digital.
- Métricas e dados
Se é um gestor de uma marca de Hidrojateamento de alta pressão, por exemplo, sabe que armazenar dados dos clientes não é mais um problema. Não apenas mudamos onde guardamos as informações, como vimos uma mudança na quantidade de métricas disponíveis.
Com isso, é possível pensar em iniciativas mais assertivas para melhorar qualquer parte do negócio, como no aumento das vendas ou na observação do comportamento do público tornando essas tarefas mais fáceis.
- Marketing e relacionamento
As estratégias de vendas aliadas ao marketing e relacionamento de reconhecimento tornam-se mais robustas e eficientes. Antes da inovação tecnológica, o compartilhamento de informações era difícil. TVs, outdoors e etc. podiam ser usados para propagar marcas.
Embora ainda seja comum, outras estratégias de marketing contribuem para uma melhor experiência ao navegar na web. Mídias sociais, sites, blogs, e-mails e outros meios de comunicação ajudam a educar os clientes em potencial e atrair novos públicos para as empresas.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais