Certamente alguma vez já pesquisou no Google um produto ou serviço específico, como, por exemplo, descarte de resíduos, e viu logo depois, aparecerem diversas páginas com anúncios, texto de blog, entre outros conteúdos que falam justamente sobre o serviço buscado, não é verdade?
É muito possível que a página com o texto que continha o termo, tenha sido elaborado com uma das estratégias mais usadas de SEO (Search Engine Optimization), as palavras-chave, que podem ser aplicadas em:
- Blogs;
- Anúncios;
- Páginas de site;
- Páginas de e-commerce e loja virtual;
- URLs;
- Imagens e fotos.
Nesse artigo, você vai conhecer quais são as principais palavras-chaves que fazem parte do conceito de SEO e as vantagens de utilizá-las.
Resumo da Postagem
Por que apostar no uso de palavras-chave?
A grande parte dos consumidores, utiliza a internet para buscar tanto serviços quanto produtos, e não apenas consumidores pessoa física, mas também jurídicas, ou seja, empresas.
Porém, mesmo que uma organização, como, por exemplo, uma fabricante de um equipamento industrial, como é caso de uma envasadora de líquidos, tenha um site profissional e um blog bem alimentado com conteúdos, as chances de aparecer nas primeiras posições do Google sem utilizar palavras-chave, reduz bastante.
Isso porque o buscador quer entregar exatamente o que o usuário está pesquisando, por isso, os robôs fazem um verdadeiro mapeamento para identificar os conteúdos que remetem ao termo digitado. Por essa razão, a aplicação de palavras-chaves é tão importante, pois é fator de ranqueamento.
Os efeitos de aparecer nas primeiras posições do Google, pode ser aumento das vendas, elevação da visibilidade, reconhecimento da marca, aumento da credibilidade da empresa, entre outros diversos impactos positivos para os negócios.
6 principais tipos de palavras-chave
- Palavra-chave de de cauda curta: também chamada head tail e palavra-chave de cabeçalho, esse tipo é exige especificidade, por isso, ela geralmente é apenas uma palavras, como “televisão”.
2. Palavra-chave de cauda longa: diferente das de causa curta, as de cauda longa podem conter dois ou mais termos, como, por exemplo, “projetos eletricos industriais”.
3. Palavra-chave navegacional : essa modalidade de palavra-chave tem a intenção de direcionar o usuário a um determinado site ou direto em marcas, como “Samsung” e “Instagram”.
4. Palavra-chave de informação: como o nome sugere, as palavras-chave informacionais contém um tipo de informação, confere ao usuário entendimento sobre algo, como “fazer manutenção em prédio”, “como ter renda extra”, entre outras.
5. Palavra-chave transacional: essas deixam claro a ideia de adquirir um produto ou serviço. “Comprar geladeira”, “Cabeleireiro em São José dos Campos”, são exemplos.
6. Palavra-chave relacionada: são palavras-chave que se associam a um tipo de assunto, como “Estratégias de SEO”.
Como identificar as melhores palavras-chave?
O uso de palavras-chave gera resultados, mas para isso, é preciso escolher as melhores. A principal indicação é optar por aquelas que remetem ao negócio, afinal, um dos objetivos é aumentar as vendas.
Fazer um bom estudo da persona, também é fundamental, dessa maneira, é possível identificar as palavras que mais se relacionam com interesses do público-alvo.
Por fim, utilize ferramentas, como o buscador de palavras-chave do Google, que ajuda a entender as mais procuradas e assim, montar uma seleção.
Chegamos ao final do nosso artigo sobre os principais tipos de palavras-chave. Se gostou, aproveite e compartilhe com amigos e nas suas redes.