Descubra quais são os 5 elementos essenciais que todo bom site deve ter

Otimização de site

Depois da potente transformação digital que toda a sociedade vivenciou, ter um site para o seu negócio tornou-se essencial. Dessa forma, será muito mais fácil ter uma taxa maior de relevância e também, aumentar as chances de ser reconhecido.

Para criar um site é preciso muito mais do que um cadastro em uma plataforma de hospedagem. Antes de tudo, planeje como será o visual do seu site.

A página inicial funciona como um cartão de visitas do seu trabalho. Portanto, é muito importante causar uma boa impressão no primeiro momento.

Depois de fazer todo o esboço, existem outros passos essenciais a serem dados. Vamos descobrir quais são?

Resumo da Postagem

Os 5 principais elementos que todo site deve ter

No momento da criação do site, é preciso que o seu domínio possua a sua identidade visual. Portanto, não há uma regra definitiva em relação à cores, quantidade de páginas ou modelo de menu.

O que deve sempre prevalecer é o equilíbrio e o bom senso. Afinal, você não deve usar um layout pesado, com cores escuras e fontes carregadas para falar sobre assuntos como implante dental.

É preciso se atentar justamente com a identidade visual da marca. Dessa forma, nada será prejudicado, nem o texto, nem o design.

Agora vamos aos outros passos primordiais?

1.    Otimize a navegação

Um bom site contém uma navegação intuitiva, ou seja, não demanda uma expertise em tecnologia para conseguir mexer.

Imagine que você pesquisou por “clareamento consultório” e encontrou um site de consultório que realiza o procedimento.

Contudo, ao entrar no site, se deparou com um ambiente complexo e não entendeu muito bem como encontrar as informações sobre clareamento dental com moldeira e nem sobre os profissionais que trabalham no local.

Certamente, depois de algum tempo, você tentaria em um outro site, não é mesmo?

O mesmo pode acontecer com os seus potenciais consumidores. A fim de evitar estes problemas, faça testes de experimentação.

Junte um grupo de pessoas, deixe que elas naveguem por todo o site e pergunte quais as melhorias que precisam ser feitas.

2.    Tenha um bom servidor

A cada dia que passa, as pessoas estão cada vez mais imediatistas. Se até mesmo em ações do cotidiano como tomar café da manhã são feitas cada vez mais rápido, quem dirá ao navegar na internet.

Caso o seu site tenha um carregamento lento, a taxa de rejeição será muito alta. Isso porque as pessoas optam sempre pelo serviço mais ágil. De acordo com o Google, uma das maiores plataformas de busca, o tempo máximo de carregamento é de 3 segundos.

Portanto, contrate bons servidores e tenha a certeza de que você está oferecendo mais motivos de permanência em sua página e não de abandono.

3.    Ofereça meios de contato

Em um cenário tão conectado, inserir as redes sociais em seu blog é quase que obrigatório. Afinal, muitos usuários vão até o blog e depois procuram o perfil em sua rede social favorita para continuar acompanhando o seu conteúdo.

Promover a integração dessas plataformas pode aumentar o número de alcance e visitas. Uma forma muito utilizada para disponibilizar as redes sociais é através de ícones com os logotipos de cada plataforma.

Dessa forma, a pessoa automaticamente já entende que ao clicar naquele logo, será redirecionado para a rede social desejada. Só não esqueça de se certificar que todas as imagens estão com os links corretos.

4.    Crie um blog

Foi-se o tempo em que blogs só serviam para relatos pessoais como numa espécie de diário. Atualmente, esse espaço é amplamente utilizado pelas empresas para promoverem e atrair mais clientes.

É a partir de um blog que você conseguirá publicar artigos, e-books e guias sobre diversos temas do seu segmento e fazer com que os buscadores indiquem o seu conteúdo de forma orgânica.

Invista em técnicas de SEO para que haja uma otimização dos mecanismos de busca referente o seu endereço eletrônico.

Esta estratégia é a responsável pelo ranqueamento dos sites nos buscadores. Claro que todo site deseja estar entre os primeiros, não é mesmo?

Fazer uso de palavras-chave e hierarquizar informações por meio de títulos e subtítulos com tamanhos diferentes são fatores decisivos para um bom posicionamento online.

Vamos entender como funciona na prática?

Imagine que você tem um site de consultório odontológico e deseja atrair mais pacientes. Uma solução seria criar artigos que utilizam palavras-chave como lente de contato dente ou outros termos que você pode descobrir através de ferramentas como o Google Analytics.

5.    Forneça um Design Responsivo

Além de ser esteticamente agradável, é preciso que o seu conteúdo atenda todas as necessidades do usuário – independente do dispositivo utilizável.

Sabemos que atualmente, grande parte das pesquisas são feitas através de telefones celulares e justamente por isso, é preciso se certificar que a experiência do usuário não será tão boa quanto a que os que utilizarem por computadores ou notebooks.

Fazer uso do design responsivo é primordial para que o cliente não deixe de acessar o seu site por não conseguir navegar de forma rápida e eficiente.

Considerações finais

Agora que você já sabe quais são os elementos essenciais para ter um bom site, você está pronto(a) para se tornar referência em seu segmento.

Coloque em prática tudo o que você aprendeu e com certeza, as ações realizadas em seu site terá muito mais assertividade.

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto.

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