Como sabemos, a informatica está cada vez mais inserida em nossas vidas, para os mais diversos processos. Com isso, se torna cada vez mais necessário também aprender sobre a informática, a grande notícia nesse caso é a possibilidade de aprender sozinho. No entanto, é importante destacar que quando nos referimos a aprender sozinho, estamos falando em aprender sem a necessidade de um professor. Portanto, para te ajudar nesse processo, trouxemos nesse conteúdo algumas das principais dicas para aprender informática.
Além disso, é importante destacar que muitas pessoas não possuem condição financeira necessária ou suficiente para investir em um bom curso. Também é muito importante destacar que muitos cursos deixam a desejar em questão de formação ao fim das aulas, o que faz cair a relação custo-benefício.
Portanto, a partir do momento que você se propõe a buscar seus conhecimentos sozinho, você estará investindo basicamente apenas o seu tempo. Mas, não é só pesquisar os conteúdos e mergulhar neles, é necessário considerar a qualidade. Por isso, te ajudamos com as dicas para aprender informática.
Resumo da Postagem
Quais as melhores dicas para aprender informática sozinho?
Como já vimos, aprender informática sozinho pode ser uma escolha acertada e um investimento certo. Mas, em contrapartida, é interessante fazer isso da maneira correta, para que tudo não passe apenas de uma perda de tempo. Portanto, com isso em mente, listamos a seguir as melhores dicas para aprender informática sozinho!
Aproveite o YouTube
Isso certamente aparece como uma dica muito óbvia, já que costumamos recorrer ao YouTube para aprender as mais diversas coisas, como, por exemplo, cozinhar, limpar a casa, comprar produtos e obter dicas de viagem e muito mais. No entanto, esta ferramenta pode ser usada para aprender praticamente qualquer nível de programação, bem como muitos idiomas. A principal vantagem é que todo o conteúdo é gratuito, não há restrições e você só precisa possuir uma conta do Google.
Entretanto, como desvantagem principal de usar o YouTube, podemos citar que o conteúdo é criado por pessoas que geralmente não estão preparadas para gerar esse tipo de conteúdo. Assim, os professores podem ser bons no ensino, mas também muito inadequados. Além disso, também é muito importante que a plataforma tenha algumas regras que permitam que o vídeo tenha maior visibilidade. A longa duração dos vídeos e a criação de conteúdos contínuos (séries de videoaulas) podem dificultar sua divulgação entre os usuários. Isso atrapalha os criadores que desejam compartilhar sequências maiores de vídeos.
Tenha persistência
Aprender informática costuma ser frustrante e, às vezes, dá uma grande vontade de desistir. Isso porque esse aprendizado é muito complexo, e a construção de projetos costuma levar semanas, meses e até mesmo anos. Portanto, é importante que você seja uma pessoa persistente e paciente nesse processo e saiba que esse campo exige muitas vezes sua paciência.
Além da persistência, saiba onde quer chegar e mantenha o foco nos seus objetivos. Por exemplo, se você quer trabalhar com games, estude as tecnologias utilizadas hoje na indústria e aprenda linguagens de programação, técnicas de modelagem e outros conceitos que vão te ajudar a atingir esse objetivo. Por fim, tente não desviar a atenção de técnicas ou questões que não contribuem de forma alguma para seus objetivos principais.
Explore os sites e fóruns de discussão
No campo da programação muitas coisas podem resultar em finais ruins, e sempre surgem dúvidas, por isso quase sempre recorremos ao bom e eficaz Google. É mais comum do que você imagina encontrar as respostas que procuramos no Quora, Stackoverflow, Coderanch, Msdn e muitos outros fóruns. É muito importante que os programadores saibam usar essas ferramentas com sabedoria e, além disso, todos devem criar uma forma eficiente para organização do conhecimento, e esse tipo de conhecimento está sempre acessível.
Além de obter informações, você também pode oferecer a sua ajuda aos usuários na resolução de seus problemas e ganhar popularidade na comunidade. Pois, ao resolver problemas relatados em tais fóruns pode ser uma grande fonte de aprendizado e aprofundamento das técnicas aprendidas.
Por que aprender informática?
Não existem motivos específicos no qual você deve aprender ou para que você tenha interesse em aprender informática. Na verdade, existem algumas atividades ou necessidades de entendimento relacionadas a área que podem ser facilitadas com base nos conhecimentos ao aprender informática.
Portanto, embora destacamos no conteúdo as dicas para aprender informática, é importante saber também as vantagens de aprender, veja algumas delas!
Você pode fazer manutenção em seu computador
Ao aprender informática sozinho por meio de tutoriais gratuitos na Web ou por pesquisas na Internet pelo termo manutenção do computador, você encontrará rapidamente algumas instruções simples que pode executar regularmente, como, por exemplo:
- Realizar limpezas de tela e teclado;
- Conseguir limpar o cache do seu navegador de internet;
- Saber como excluir arquivos temporários;
- Ter conhecimentos para formatar uma chave USB;
- Aprender técnicas para remover os componentes internos da CPU;
- Saber como desinstalar programas da forma correta e muito mais.
Com isso, certamente terá mais orgulho de si mesmo quando perceber que sabe fazer tudo sozinho sem pagar valores elevados por serviços profissionais!
Terá mais compreensão do sistema operacional
Um dos objetivos de aprender informática é aprender os princípios básicos da computação, estamos falando de coisas como:
- Entender o funcionamento do computador e qual a sua composição;
- Como um computador liga e desliga;
- Quais dispositivos podem ser conectados e em quais portas — USB, HDMI, Firewire, etc.;
- Fazer a configuração certa de uma impressora;
- Como se conectar a uma rede Wifi e muito mais.
Você precisa conhecer os fundamentos da informática, da mesma forma que um pedreiro constrói a fundação de concreto de uma casa antes de erguer a estrutura. Então para um melhor entendimento da arquitetura do computador, aprenda a reconhecer:
- O monitor ou tela;
- Torre/CPU que abriga o processador (às vezes a CPU é integrada ao display, como podemos observar em grande parte dos modelos estacionários da Apple);
- Teclado e mouse, com o modo de conexão com ou sem fio;
- Dispositivos externos, conexões: impressoras, modems, discos rígidos externos, chaves USB, scanners, alto-falantes (neste caso, jacks), geralmente conectados à porta USB da “torre”.