É claro que uma empresa precisa se preocupar com seu faturamento, e para isso, é necessário manter o máximo de clientes possíveis dentro do seu negócio, e por mais que você queira sempre vender produtos e serviços mais caros, não são todos os consumidores que possuem condições financeiras de arcarem com custos relativamente altos.
Sendo assim, em alguns momentos o importante é oferecer uma alternativa mais barata, com um melhor custo-benefício, afinal, quem nunca ligou para a operadora de televisão e de internet querendo cancelar a assinatura, mas foi ofertado um plano mais em conta?
Ou se interessou por um Grupo Gerador De Energia, ou mais simples ainda, uma roupa, mas achou muito cara e o vendedor imediatamente, mostrou as opções que se encaixaram no seu orçamento, essa estratégia é conhecida como downsell e é extremamente importante para qualquer empresa.
No texto de hoje, iremos falar mais sobre o downsell, descobrir o que ele significa e qual a sua importância para qualquer negócio, bora conferir? Então vamos lá!
Resumo da Postagem
O que é o Downsell?
O Downsell, que em uma tradução para o português seria algo como vender mais barato, é um conceito que diz respeito a justamente isso, fazer uma proposta mais em conta ao seu cliente, ofertando um produto ou serviço mais acessível antes que ele desista da compra ou queira fazer o rompimento do vínculo com a sua marca.
Ainda não entendeu? Bom, imagine a seguinte situação, você está navegando pela web e ficou extremamente interessado em um moletom, na hora, ele foi até adicionado no carrinho, porém, ao fechar a compra, acabou se deparando com um preço muito elevado, que o fez desistir de finalizar, sendo assim, para não perder o cliente, a empresa oferece uma camisa de manga comprida ou uma camiseta normal, ambas mais baratas e custo mais acessível.
Isso é o Downsell, oferecer um produto com menor custo para suprir as necessidades do público e não perder aquele comprador, mesmo que o ticket seja mais barato, essa estratégia acontece muito também, com planos de assinatura.
Muitas vezes, são tantos canais de streaming na atualidade que o bolso acaba pesando um pouco na fatura mensal do cartão de crédito, então você escolhe um para fazer o cancelamento, mas na hora de cancelar, o funcionário oferece um plano reduzido, com menos telas ou uma qualidade inferior, para que você se mantenha como cliente da empresa.
Sendo assim, o objetivo do Downsell é manter o potencial comprador dentro da sua empresa ou fechar uma compra mesmo que com um ticket menor, essa é considerada como a última cartada para a pessoa fechar negócio com sua marca, considerada por muitos, como crucial, sendo como a chama de um Aquecedor a gás meio a programação.
Quais as diferenças entre Downsell, Upsell e Cross sell?
É claro que ao falarmos sobre downsell é praticamente impossível não citarmos o upsell e o cross sell, mas elas são bem diferentes entre si, enquanto a primeira que já citamos acima se baseia em oferecer produtos de menor ticket, o upsell é completamente o oposto dessa estratégia.
Com ele, você pensa sempre em oferecer tickets mais elevados e produtos mais caros visando aumentar o seu faturamento, já o cross sell, ou venda cruzada, é quando você oferece um produto que seja complementar aquele que o cliente está comprando, como comprar um jogo ao levar o videogame, por exemplo.
Às três estratégias são bem diferentes, enquanto o upsell e o cross sell visam aumentar seus lucros, o downsell quer que você não perca clientes, cada uma possui sua própria importância dentro das empresas.
Qual a importância do Downsell?
O que você acha melhor, manter um cliente ativo dentro da sua empresa, mesmo que com um ticket baixo ou perder essa venda? Bom, por mais que você sempre queira elevar suas vendas, ter um consumidor sempre ativo e fidelizados ajuda e muito no seu faturamento e lucro no final do mês.
Por mais que não seja o ideal, essa é a fórmula acessível para que você mantenha seu funcionamento pleno, e é exatamente isso que o downsell faz, ele ajuda a fidelizar e a manter os consumidores dentro do seu negócio.
Com o cliente por perto, é mais fácil de, no futuro, você conseguir convencê-lo a retornar ao seu plano antigo ou realizar um upsell, o que te traz uma margem muito maior para você conseguir trabalhar gradualmente o seu crescimento e a sua expansão.
Afinal, como já diria o ditado, mais vale um pássaro na mão do que dois voando, certo? Também vale destacar a segurança e o reconhecimento que o downsell passa para os consumidores, assim como um Laudo Avcb em edificações.
Através dele, as pessoas reconhecem o esforço da sua marca e entendem que você faz de tudo pelo seus clientes, mesmo que isso signifique abaixar o valor, o que melhora a fidelização, e faz com que você se adapte a realidade de cada consumidor.
Essa última cartada é imprescindível independente de como a sua empresa atua, se você quer manter seu público por perto e construir resultados eficientes, o downsell sem dúvidas, é a estratégia mais importante para o seu negócio.
O que achou do texto de hoje? Já conhecia o downsell? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.