O e-mail marketing é uma das ações de comunicação entre empresas e clientes mais importante que existe. Ela se baseia no disparo de e-mails de uma lista de contatos proveniente de outra estratégia.
Durante um tempo, essa ação se tornou um incômodo, pois era considerada intrusiva por conta do alto uso do spam. Mas o Marketing Digital evoluiu, sendo assim surgiu a automação.
Isso modificou completamente a maneira como as mensagens são entregues, de modo que elas cheguem para as pessoas certas e na hora certa.
Ou seja, não é qualquer e-mail, mas algo que seja do interesse da pessoa que vai recebê-lo. Por isso, o e-mail marketing se tornou uma excelente ferramenta para as empresas e profissionais de Marketing.
Também podemos considerá-lo um canal democrático, uma vez que, apesar de praticamente todos os usuários da internet terem um e-mail, a mensagem só será lida quando e se a pessoa quiser.
Dessa forma, essa estratégia está mais ativa do que nunca, sendo uma das melhores que existe para fazer os negócios crescerem.
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é e-mail marketing, sua importância e vantagens.
Resumo da Postagem
O que é e-mail marketing?
E-mail marketing é um meio de comunicação entre empresas e clientes utilizando mensagens via e-mail.
Mas as mensagens são enviadas a partir de uma segmentação dos contatos, juntamente com outras ferramentas de automação.
Estas são capazes de personalizar as mensagens, de acordo com o perfil de cada cliente ou lead, bem como seus interesses.
Geralmente, o e-mail é usado para envio de:
- Ofertas;
- Promoções;
- Confirmações de compras e pedidos;
- Envio de newsletter.
Antigamente, essa ação era vista como uma maneira de fazer propagandas digitalmente, além de ser um meio de comunicação em massa e nada relevante para quem recebia.
Só que ele evoluiu e, hoje, uma empresa de sistema de captação de água da chuva, por exemplo, entende que se trata de uma das maneiras mais pessoais de comunicação com os consumidores.
Vantagens do e-mail marketing
O envio de mensagens via e-mail é uma excelente opção para as empresas que coletam endereços de e-mail, pois desejam aumentar sua relevância para o público.
Tudo porque essa ação traz vantagens como:
Grande alcance
Praticamente todas as pessoas que usam internet no mundo possuem um e-mail. Ele é essencial para muitas ações, como ter um perfil nas redes sociais, realizar um cadastro, entrar em contato com uma empresa, dentre outras.
O e-mail concentra todas as ações do usuário em diversos canais. Por exemplo, ao fazer o login em um site, a pessoa usa o seu e-mail. Dessa maneira, é parte essencial das atividades on-line.
Alcance previsível
Se uma fabricante de engrenagem helicoidal faz uma publicação na internet, nem todos os seguidores poderão ver a mensagem.
Isso acontece por conta dos algoritmos dessas plataformas que determinam o que é ou não relevante para cada usuário.
Isso faz com que as publicações nas redes sociais não sejam previsíveis. Portanto, a marca não tem controle de quem vai ver as postagens ou não.
Com o envio de e-mail marketing é diferente, pois se trata de um alcance muito mais previsível. Por exemplo, se a mesma fabricante enviar a publicação por e-mail para 200 contatos, todos eles vão receber.
Só não recebe se o usuário cancelar a conta ou se estiver com algum problema no e-mail. De qualquer forma, a empresa tem 100% de controle das mensagens enviadas, no que diz respeito ao recebimento destas por parte dos destinatários.
Formato flexível
O e-mail marketing é como uma tela em branco que as empresas de automação industrial e todas as outras organizações precisam.
É um formato livre, sem limites de caracteres, onde imagens e gifs podem ser incluídos.
Também pode ser constituído por um template e elementos gráficos. Mas se a marca preferir, pode colocar apenas textos, de maneira mais personalizada.
A comunicação pode ser curta, incluir links, contar uma história, enfim, possuir o formato que o remetente desejar. Mesmo assim, existem boas práticas na hora de criar o layout do e-mail.
Alto retorno financeiro
O e-mail é uma ação barata, uma vez que é preciso apenas um domínio, uma ferramenta de e-mail marketing e uma pessoa dedicada a executar essa tarefa.
Para uma fabricante de viga de madeira, por exemplo, é essencial escolher bem a ferramenta que vai usar. O mercado disponibiliza muitas opções, dentre gratuitas e pagas.
Mesmo que a empresa se decida por uma ferramenta paga, o investimento não é alto. Então, é isso o que faz do e-mail marketing uma das estratégias que apresenta melhores retornos financeiros. Sem investir muito é possível alcançar bons lucros.
Importância do e-mail marketing para as organizações
É comum que o e-mail marketing seja associado a mensagens promocionais e comerciais, mas ele vai muito além dessa estratégia.
Quando um usuário permite que uma marca lhe envie e-mails, ele está abrindo uma brecha particular de comunicação com ela.
Ou seja, é uma porta de entrada para estabelecer um relacionamento mais pessoal com aquele cliente.
Analisando por esse lado, podemos dizer que uma fabricante de exaustor industrial precisa pensar no fato de que o e-mail também é uma ferramenta de comunicação que o cliente vai usar para se comunicar com amigos, família e relações de trabalho.
Dessa maneira, o e-mail marketing é o canal que permite que a marca se comunique de maneira pessoal com clientes e potenciais clientes.
Esse relacionamento ressalta a importância do e-mail, assim como outras razões, por exemplo:
1 – Leads mais engajados
Se uma pessoa permitiu que a marca se comunique com ela por e-mail, ela espera manter contato com essa empresa, pelo menos de tempos em tempos.
Apesar de parecer claro e óbvio, muitas organizações não agem de acordo com essa linha raciocínio. Elas simplesmente se esquecem de manter um relacionamento constante com a base de contatos que formou.
No entanto, se uma fabricante de microondas industrial estabelece esse contato e utiliza adequadamente o e-mail marketing em suas estratégias, ela aumenta consideravelmente o engajamento dos leads.
Isso fará com que essas pessoas se lembrem da empresa sempre que precisarem de algo que ela oferece. Tal ação aumenta as chances desses leads se tornarem clientes.
2 – Promover conteúdos
Hoje em dia, é essencial que as empresas contem com blogs e sites e, principalmente, que invistam em conteúdos a serem publicados nesses canais.
Para promovê-los, é necessário usar algum meio, sendo que o e-mail marketing é um dos principais divulgadores.
Por meio do envio de newsletter, as publicações em sites e blogs podem ganhar mais acessos, aumentando a visibilidade da empresa na internet.
3 – Nutrir e educar leads
É fundamental nutrir os leads para as estratégias de Inbound Marketing de qualquer empresa, como uma gráfica de etiquetas para imprimir.
Dessa forma, é possível transformar assinantes em leads e leads em clientes. Só que, para isso, antes é preciso educar os contatos e estreitar o relacionamento com eles.
É aqui que o e-mail marketing age na nutrição de leads, levando até eles mensagens personalizadas e no momento certo. Essa tarefa fica ainda mais fácil com uma ferramenta.
4 – Aumentar as vendas
Todo mundo já recebeu pelo menos um e-mail com ofertas e promoções. Isso é natural, principalmente para as marcas que negociam diretamente com o consumidor final, como lojas, supermercados, etc.
Esses negócios sabem que por meio do e-mail marketing é possível estimular as vendas com alguns cliques. Inclusive, em breve, os clientes poderão realizar pagamentos de compras via e-mail.
5 – Melhorar o relacionamento com clientes e consumidores
Uma empresa de manutenção de redutores sabe que depois que o cliente fecha negócio, a relação com ele não termina. Muito pelo contrário, este é um dos momentos mais importantes para encantá-lo, então as empresas precisam estar atentas.
Quando o pós-venda é bem trabalhado, o comprador se torna mais satisfeito – e isso traz muitos benefícios para as marcas. Um jeito simples de fazer um bom pós-venda é por meio do e-mail marketing.
Mantenha um relacionamento com ele enviando e-mails com conteúdos relevantes, descontos, promoções e até pesquisa de satisfação.
Conclusão
A comunicação sempre foi muito importante. Mas hoje, na era digital em que estamos inseridos, ela é essencial, principalmente entre empresas e consumidores.
A concorrência está cada vez maior, por isso, o e-mail marketing se torna um aliado, também, no relacionamento com o cliente.
Essa comunicação mais íntima permite que a marca fale com seu público-alvo sem interferências, como acontece em outros canais.
Sendo assim, ela mostra que mais do que vender, quer estar próxima de seus clientes, levando até eles informação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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