O employee voice se tornará uma espécie de válvula de retenção de talentos para as organizações à medida que se concentram em coletar feedback dos funcionários com mais frequência.
E você, como um gestor, deve promover esse tipo de iniciativa e transformar tudo isso em produtividade, inovação e engajamento. Quer entender melhor sobre esse conceito? Então, continue com a gente!
O que é a employee voice?
Esse conceito é frequentemente definido por dar às pessoas oportunidades de expressar ideias, preocupações e perspectivas com autenticidade e sem medo de consequências sociais ou no local de trabalho.
Quer dizer que os funcionários terão a capacidade de influenciar as decisões por meio de seu feedback. Em suma, significa que os líderes atuam com base no diálogo com os colaboradores.
A ação pode representar uma nova maneira de concluir o trabalho, abraçar ideias e processos inovadores, melhorar a cultura ou resolver áreas problemáticas da empresa, ou seja, torna-se tão importante quanto um laudo spda, para todo tipo de instalação elétrica.
Mais sobre employee voice
Uma pesquisa recente descobriu que apenas 62% da geração baby boomer acredita que os gerentes agirão de acordo com suas opiniões, em contrapartida, os millennials foram 78%.
Além disso, ficou evidente que o aspecto mais importante da employee voice é o acompanhamento com ações significativas e apropriadas. Isso só é possível quando os gerentes aprendem a ouvir ativamente o que os funcionários apresentam.
De fato, 90% dos colaboradores permanecem mais tempo em uma empresa que recebe e atua de acordo com o feedback. À medida que são criados esses processos e há defesa do conceito em toda a organização, a fadiga é evitada e a tomada de medidas adequadas sobre os resultados ampliada.
Use-a como estratégia de engajamento
Há muitas pesquisas sobre o cases dentro de empresas para a employee voice como uma estratégia de engajamento. Portanto, se quer que menos funcionários saiam, escute-os.
Mas como incentivar tudo isso? Bem, existem muitas maneiras, incluindo:
- Solicitação de feedback dos funcionários por meio de ferramentas de pesquisas e chatbots;
- Permissão que os funcionários sejam anônimos ao fornecer o feedback ou escolha representantes que possam compartilhar suas preocupações, sugestões e ideias com os gerentes;
- Decisões de crowdsourcing;
- Implementação de uma política de portas abertas;
- Incentivo para os gerentes realizarem sessões de equipe para revisar os resultados da pesquisa de engajamento dos funcionários, além de discutir as principais áreas de sucesso e construir um plano de ação juntos;
- Realização de reuniões periódicas em toda a empresa, lideradas pelos executivos. Ali, os funcionários são incentivados a falar o que pensam e apresentar ideias;
- Responder às ideias dos trabalhadores e fazer um círculo completo, dizendo a cada um porque foi aceita ou rejeitada e os próximos passos;
- Reconhecer e recompensar frequentemente os funcionários por compartilharem seus comentários.
Imagine, por exemplo, o quanto uma empresa de conserto de portão automático ganharia com tudo isso. Certamente, a saúde financeira e a motivação de todos agradecerão!
Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas suas redes sociais!