A cada dia que passa, as grandes marcas investem cada vez mais em tecnologia, passando por uma verdadeira transformação digital. Adotando novas práticas e seguindo tendências,é possível alcançar um novo patamar muito acima do atual, além de receber vários benefícios como aumento da produtividade e otimização e automatização de processos.
Entre as diversas tecnologias usadas de maneira recorrente no cotidiano empresarial, existe uma em específico que vem chamando cada vez mais a atenção dos empreendedores: a Inteligência Artificial.
Também conhecida como I.A, esse recurso tem sido utilizado em diversas empresas diferentes, seja de descarte de resíduos ou um escritório de advocacia, com o objetivo de aumentar a produtividade, potencializar os processos, auxiliar no atendimento e traçar estratégias de maneira muito mais inteligente.
No texto de hoje, iremos mostrar para você tudo sobre a Inteligência Artificial e como ela está sendo aplicada dentro do mundo corporativo, se prepare para descobrir um pouco mais sobre essa tecnologia e como ela vem revolucionando o mercado, confira!
Resumo da Postagem
Como a IA se aplica nas empresas
Para quem não conhece, a Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais faladas nos últimos anos, o seu conceito é o seguinte: se tratam de sistemas ou máquinas que imitam a inteligência humana para executar tarefas, podendo guiar suas decisões através das informações que coletam.
A IA pode ser aplicada em, basicamente, todos os setores de uma empresa e segmentos completamente distintos uns dos outros, auxiliando em várias áreas diferentes desde a execução de uma envasadora de líquidos, até a coleta e análise de dados de um cliente para a equipe de marketing.
Ela consegue automatizar todos os processos, e de acordo com pesquisas, essa tecnologia será responsável por um aumento de 40% de produtividade nas empresas nos próximos quinze anos.
Com ela, o ser humano não precisa mais se concentrar em fazer tarefas repetitivas e desgastantes, nas quais muitas vezes até poderia acarretar em erros graves, com a IA, as tarefas são efetuadas de maneira automatizada, otimizando os processos diminuindo as chances de erro e trazendo um funcionamento corporativo muito mais eficiente.
Quais são os dados da IA no mundo corporativo?
Em 2021, cerca de 40% das empresas brasileiras já adotaram a IA dentro do seu plantel de recursos, número extremamente relevante comparado aos 14% registrados em 2019.
Outra estatística que representa o crescimento dessa tecnologia nas empresas foi o investimento neste recurso, em 2021 tivemos cerca de 93,5 bilhões de dólares investidos em IA apenas por empresas privadas, sendo mais que o dobro se compararmos com o ano anterior (2020 – 43 bilhões).
Quais setores e os benefícios da IA nas empresas?
Como vimos acima, existem vários setores e aplicações diferentes da IA dentro de uma empresa, o primeiro que podemos destacar são os assistentes virtuais, que conseguem fazer o reconhecimento por voz, conhecendo as necessidades, atendendo as demandas, marcando reuniões, atendendo ligações, fazendo pesquisas e etc.
Essas assistentes são muito comuns em escritórios para auxiliar o trabalho e otimizar tempo. Junto com as assistentes, também podemos ressaltar o atendimento, com a utilização dos chatbots, as empresas conseguem praticamente descartar o suporte humano e focar totalmente no virtual, usando a IA para responder perguntas, resolver problemas, apresentar soluções e por aí vai.
A IA também reforça a segurança dentro de uma empresa, se antecipando a possíveis riscos e oferecendo soluções efetivas de prevenção, além de segurar dados e proteger a organização como um todo.
Por fim, ainda podemos destacar dois fatores, o primeiro é a comunicação, muitos pensam que a IA interfere negativamente, mas na verdade, ela traz grandes benefícios, com ela é possível verificar a satisfação dos colaboradores, coletar dados sobre eles e montar estratégias para melhorar o ambiente interno do seu projeto elétricos industriais.
O segundo ponto é justamente a automatização dos processos de modo geral, impactando diretamente na otimização, realizando atividades manuais de rotina e deixando os funcionários livres para focar em outras mais importantes.
O que achou sobre o texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.