O SEO é uma das técnicas mais utilizadas do marketing digital, sendo praticamente obrigatório para qualquer profissional que trabalha na área, e se engana quem pensa que apenas as palavras-chaves como por exemplo, “compressor de ar odontológico” podem fazer com que seu site fique no topo do Google.
Existem diversas estratégias que compõem um bom SEO, entre elas, os links recíprocos também conhecidos como “links negociados” ou “links trocados”, essa era uma estratégia bem comum no começo dos anos 2000, mas acabou caindo um pouco no esquecimento da galera, porém, com o SEO cada vez mais forte, ela acabou sendo revivida e gerando resultados interessantes para quem a utiliza.
Quem não conhece o que ele significa, os links recíprocos funcionam como uma negociação, quando duas ou mais partes concordam em criar links entre si em seu site, basicamente o proprietário diz: “faça um link para mim que eu faço um para você”, fazendo assim, uma conexão entre os links de um site e outro.
Mas como eles podem ajudar nas estratégias de SEO? Bom, abaixo separamos alguns benefícios importantes e interessantes que eles podem fornecer para quem adotar essa estratégia, preparado para conhecer? Então vamos lá!
Resumo da Postagem
Posicionam você como uma autoridade confiável
O primeiro benefício que podemos destacar dos links recíprocos é justamente a impressão que ele gera em relação ao seu site, quando o visitante está dentro da sua página, lendo um texto sobre roletes industriais e aparece um link que aborda o mesmo tema, você começa a virar autoridade dentro do assunto.
Por mais que ele redirecione o usuário para outra página, apenas o fato de você abordar e se preocupar em trazer um tema próximo aquele que a pessoa estava lendo já ganha um enorme valor, fazendo com que as pessoas te olhem com mais confiança e saibam que você está enriquecendo e trazendo conteúdos úteis e que podem tirar possíveis dúvidas e ajudá-las, facilitando suas pesquisas e dando de bandeja, um link ideal e conectado com aquilo que ela deseja.
Aumentam o tráfego do site
Se você recebe indicações, é natural que o tráfego do seu site aumente consideravelmente, afinal, as pessoas começaram a clicar no seu link que está instaurado em um outro site parceiro, e assim por diante, formando uma verdadeira reação em cadeia.
Todos os envolvidos são beneficiados, e o tráfego é praticamente compartilhado, gerando muito mais acessos para quem utiliza o link recíproco como estratégia. Além disso, o número elevado de novos visitantes faz com que os mecanismos de buscas reconheçam que seu site é bem acessado, e te colocam como prioridade, lá no topo das pesquisas, gerando ainda mais tráfego e fazendo ainda mais sucesso.
Melhoram a experiência do usuário
Como citamos acima, o usuário se sente muito mais acolhido com a utilização de links relacionados aos temas que ele procura, e de maneira geral, isso ajuda na experiência do visitante dentro do seu site, podendo gerar até mais confiança para se tornar um potencial cliente.
Muitas pessoas gostam de praticidade e informação de maneira mais acessível, e ter um link externo que te redireciona para outro site pode transmitir exatamente isso, fazendo com que, a experiência seja muito melhor e eficaz, e até certo ponto, servindo como um incentivador para que ele consuma mais seus conteúdos sobre motores elétricos industriais ou compre seus produtos.
Colocam seu site no topo do Google
Por fim, todos os benefícios acima resultam no seu site no topo das pesquisas do Google, afinal, os links externos são considerados extremamente positivos em uma estratégia de SEO, onde o algoritmo entende que você está ajudando o usuário durante toda a sua jornada.
Isso faz com que você consiga deixar seu site no topo, e é uma ferramenta importante para conseguir otimizar o seu SEO, trazendo resultados concretos e que realmente são efetivos dentro das suas estratégias.