O marketing é uma das áreas mais importantes dentro de qualquer empresa, é ela quem estabelece um vínculo entre a marca e o seu consumidor, e consegue divulgar seus produtos e serviços, sendo uma verdadeira fonte de contato.
Porém, o marketing é uma área extremamente completa e nos dias de hoje, existem várias formas de você alcançar o seu público de maneiras completamente diferentes, você pode mostrar mais sobre suas câmaras de refrigeração de duas formas principais: através do marketing tradicional e do digital.
Com a evolução da tecnologia, os canais digitais se tornaram presentes em nosso cotidiano, e grande parte das pessoas, defendem com unhas e dentes a utilização dessa estratégia em seu negócio, alegando que o uso dos negócios online é muito mais vantajoso.
Por outro lado, algumas pessoas acreditam que a forma correta de fazer marketing ainda é pelo jeito tradicional, com revistas, jornais, cartazes, banners, comerciais de televisão, rádio, outdoors e por aí vai.
Mas afinal, qual lado está certo? Existe algum que é melhor do que o outro nos dias atuais? No texto de hoje nós iremos abordar tudo sobre o marketing digital x marketing tradicional, e apontar qual deles pode ser o melhor para o seu negócio, preparado? Então vamos lá!
Resumo da Postagem
O marketing tradicional ainda vale a pena?
Vamos começar falando da forma tradicional de fazer marketing, como citamos acima, ela pode ser enquadrada em propagandas e divulgações feitas por canais offlines, como os meios impressos, a televisão, o rádio e todos outros que já citamos acima, e acredite, por mais que muitas pessoas pensem que essa é uma forma ultrapassada, o marketing tradicional nunca caiu em desuso.
Uma experiência com um comercial de televisão, por exemplo, tende a ser extremamente imersivo para os telespectadores, enquanto a entrega de pequenos panfletos na rua ou um anúncio no rádio, também são ótimas opções para divulgar uma empresa de calibração, por exemplo.
De certa forma, é possível falar que sim, ainda vale a pena usar o marketing tradicional, mas é preciso ficar de olho nos prós e contras e ver se a sua empresa se adapta a esse perfil.
Prós e contras marketing tradicional
A principal vantagem do marketing tradicional é o seu alto alcance e sua grande visibilidade, principalmente quando falamos de veículos como televisão ou rádio, onde existem milhares de pessoas assistindo, outro benefício é o público que você atinge, geralmente, o tradicional alcança um público mais velho então caso esse seja seu público-alvo, o tradicional pode ser uma ótima ideia. Por fim, ele ainda conta com uma alta duração quando impresso, como um flyer por exemplo, e ainda conta com uma experiência mais realista e imersiva.
Já em contrapartida, o orçamento tende a ser maior quando falamos de uma propaganda em um horário nobre da televisão, e o alcance do impresso tende a ser menor na entrega de flyers ou colocação de outdoors.
E o marketing digital é tudo isso mesmo?
Falando agora do marketing digital, são todas as ações realizadas no mundo online, como em blogs, sites, e-mail, redes sociais, e qualquer outro meio digital, essa é a grande estratégia do momento que vem ganhando cada vez mais destaque e sendo considerada a queridinha do público atualmente.
Podemos dizer que o marketing digital é algo quase que obrigatório de ser realizado pelas empresas nos dias de hoje, e muitas pessoas buscam conhecer cada vez mais suas ferramentas e como usar essa estratégia, devido principalmente às suas inúmeras vantagens.
Quais são seus prós e contras?
Existem centenas de vantagens trazidas pelo marketing digital, mas vamos listar apenas algumas das suas principais, começando pela segmentação, que é muito mais precisa e assertiva através do marketing digital, depois, o alcance também é considerado extremamente grande, afinal você pode divulgar sua marca para todas as pessoas presentes na internet, tendo um alcance extremamente alto.
Outro ponto que vale destacar é que a informação chega de forma muito mais rápida, com resultados mensuráveis e totalmente ajustáveis, fazendo com que você tenha total controle de suas campanhas.
Por fim, não existe nenhum ponto extremamente negativo no marketing digital, talvez a alta concorrência e as diferentes formas de se comunicar sejam os principais pontos que devem ser analisados com mais cuidado.
Afinal, qual é melhor, o tradicional ou o digital?
Mas afinal, qual é o melhor para o seu negócio? Imagine que você vende uma válvula de segurança, podemos afirmar que os dois são bons e funcionam. Claro que, devido a internet ser parte ativa do nosso cotidiano, o marketing digital apresenta vantagens únicas sendo considerado quase que de uso obrigatório dentro das empresas.
Porém, o tradicional também carrega seu valor, sendo bem importante principalmente para comércios locais e grandes marcas. A utilização dos dois juntos pode ser considerada a melhor solução para a sua empresa, mas se tiver que escolher algum, recomendamos o digital, pela sua grande variedade, flexibilidade, alcance, e diversos outros benefícios.