Ainda estamos, num mundo onde a Era Digital ganhou força e destaque, seja para Youtubers infantis ou para empresas que vendem quadro de distribuição.
Portanto, não é tão fácil falar sobre o impacto da mesma em nossa cultura ou no mercado ou mesmo entender o que é comunicação bidirecional. Porém, tentaremos explicar no texto abaixo. E se ficou curioso, então continue com a gente!
Números e mais!
Podemos analisar que, nos primeiros anos do século 21, haviam 360 milhões de pessoas com acesso à internet. Hoje, há mais de 4 bilhões. Agora, vamos entrar na nova era e na resposta para a questão do título.
A Era Digital
Com a revolução tecnológica e a ascensão da Cultura Digital, ocorreram mudanças comportamentais. E, consequentemente, isso provocou mudanças no mercado. Assim, o Marketing evolui tão rapidamente quanto qualquer das ferramentas usadas na manutenção predial.
Desde a criação do Marketing, em 1.900, até os dias de hoje, houve um gigantesco progresso tecnológico, industrial e social. E tudo isso nos levou à Cultura Digital em que as velhas formas de publicidade não são mais satisfatórias.
Este período é caracterizado pela comunicação bidirecional. Assim, esta nova relação entre marcas e consumidores faz com que todo o processo tradicional de comunicação envelheça muito.
Assim, o público passa a ser um emissor de informação e não apenas um receptor. Isso é comunicação bidirecional.
Um resumo de tudo
A Era Digital e a comunicação bidirecional incentivam as pessoas a compartilharem suas experiências. E o poder que todos carregam com a cultura participativa, tornou-se tão significativo quanto a participação das empresas de bomba centrífuga neste ambiente.
Então, todo internauta faz parte de um nicho específico e busca um conteúdo específico. A ideia é analisar o que eles estão procurando e fornecer informações relevantes. E você, como autoridade em seu nicho, é o responsável por isso.
Uma nova forma de comunicar
Basicamente, a interação de mídias digitais consiste em uma fusão entre as plataformas antigas e as novas. Assim, o poder do criador de conteúdo interage com o do consumidor. Eles têm as mesmas oportunidades e podem pensar e agir com forças parecidas.
Isso significa que as empresas e a mídia de massa não são mais proprietárias das informações que espalham. Esse poder é compartilhado com os consumidores, que também se tornaram criadores de conteúdo.
Um dos motivos para isso acontecer é que a evolução tecnológica fez com que as pessoas valorizassem muito mais a informação (os diversos vídeos de unboxing, são claros exemplos disso).
Consequentemente, eles se tornaram mais seletivos com suas decisões de compra. Essa participação do consumidor é chamada de cultura participativa.
Portanto, muito além de um processo tecnológico, isso representa também uma transformação cultural e social. E essa nova forma de comunicar não é apenas representada pelas relações criadas no ciberespaço, mas também tem afetado (positiva e negativamente) as formas individuais de consumir informações.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.