O campo do marketing conta com diversas áreas e tipos, e um deles é o marketing multinível, que possui diversas empresas adeptas dos mais diferentes setores, que vêem na alternativa, uma opção para alavancar as vendas.
O marketing multinível tem algo muito parecido com o que conhecemos como sistema de revenda, no qual um parceiro passa a realizar captação e venda dos mais variados tipos de produtos e serviços, como locação de gerador de energia, um serviço adquirido por segmentos do mercado como o industrial.
Para esclarecer melhor o assunto produzimos este artigo com informações mais detalhadas. Venha conosco e boa leitura!
Resumo da Postagem
Marketing Multinível, afinal, como funciona de fato?
O marketing multinível é basicamente um marketing de rede, que funciona agregando revendedores. No entanto, diferente do estilo tradicional de venda, como aquelas feitas porta a porta, no qual o revendedor demonstra o produto, que pode ser desde um cosméticos a itens de fixação, como é o caso de uma porca gaiola, o revendedor tem como canais principais os virtuais.
Ou seja, os revendedores podem usar estratégias como e-mail marketing, mensagens de WhatsApp, posts em redes sociais e blogs, entre outros. Assim como na revenda convencional, o vendedor obtém ganhos ao conseguir concretizar a venda, como:
- Comissões;
- Bonificações;
- Prêmios;
Outra característica do marketing multinível é que o revendedor recruta outros revendedores, o que dá o nome à estratégia que tem como uma das principais vantagens ser um modelo de escalagem ágil e assim, confere mais possibilidade de venda, seja de itens em grande volume, como etiquetas adesivas, no qual é comum venda em quantidades significativas ou de apenas um produto, um eletrodoméstico, por exemplo.
6 dicas para realizar Marketing Multinível de qualidade
- Faça um bom recrutamento: o marketing de rede como é também chamado, tem como base os revendedores, portanto, é indispensável que a escolha seja o mais assertivo possível, ou seja, que eles tenham eficiência e compromisso com a realização das vendas.
- Ofereça suporte: para ajudar os revendedores a terem melhores resultados é importante que a empresa construa meios que o apoiem no processo, como conteúdos qualificados, acesso à plataformas de disparo de e-mail marketing, entre outros recursos que auxiliem na divulgação e atração de clientes.
- Crie política e regras: é extremamente relevante para evitar problemas com revendedores que a organização construía uma política de atuação e regras de venda, pois além de evitar possíveis prejuízos, também ajuda nas vendas.
- Mantenha o revendedor informado: crie grupos para compartilhamento de informações que favorecem o desempenho e também gere interatividade e engajamento dos revendedores.
- Estabeleça métodos de avaliação: para saber quais os melhores vendedores, estabeleça parâmetros e indicadores de avaliação. Desta maneira, também é possível identificar falhas e corrigi-las.
- Ofereça bons benefícios: é interessante para estimular os vendedores oferecer remuneração melhores em situações de superação das metas, premiações e bonificações por desempenho.
Esse foi o nosso artigo falando sobre o que é marketing multinível, um método usado por diversas e grandes empresas do mercado. Esperamos que tenhamos sanado as suas dúvidas. Se gostou compartilhe nas suas redes.