Tanto o UX quanto o CX são cruciais para o sucesso da marca. Ambos chamam a atenção de maneiras diferentes para o trabalho de projetar produtos e experiências. E há diferenças em cada um.
Pensando nisso e para dar um melhor entendimento sobre os termos, resolvemos criar este guia. Vale ressaltar que, se você é um gestor, precisa perceber que essas siglas são tão importantes para as marcas quanto uma mangueira de incêndio é para os bombeiros. Então, para entender em definitivo, continue com a gente!
Resumo da Postagem
O que é experiência do usuário?
A experiência do usuário (UX) se concentra nas pessoas que estão interagindo diretamente com um produto. Geralmente vem no formato de um app, um site ou um software. No entanto, algumas organizações contratam profissionais da área para ajudar a desenvolver produtos não digitais também.
Mas seja uma interface ou um modelo de Displays em acrílico, o UX tende a focar-se apenas na usabilidade de um produto. Os responsáveis analisam a usabilidade e as questões mais intuitivas para alguém aprender a usar um produto.
O que é experiência do cliente?
A experiência do cliente, ou CX, é mais ampla e abrange todas as interações que o cliente tem com os aspectos de uma empresa. Dessa forma, o conceito está contido na experiência do usuário.
Os profissionais da área analisam e avaliam como os clientes se sentem em relação a marcas de nichos tão distintos quanto o automobilístico ou o de compressor de ar pistão, por exemplo, e a forma como os clientes interagem com eles.
O CX leva em consideração a estratégia de publicidade de uma organização, a reputação da marca, o atendimento ao cliente, os preços, os métodos de entrega, a usabilidade do produto e o processo geral de vendas.
As responsabilidades de cada setor
Enquanto os responsáveis pela experiência do usuário se concentram na interação entre comprador e um único produto, os de experiência do cliente se focam na percepção do consumidor com a organização como um todo.
Ambos realizam muitas pesquisas aprofundadas, mas os UX tendem a se familiarizar com quantidades menores de pessoas ou personas. Diferente dos CX, que passam muito tempo pesquisando grupos maiores.
O principal objetivo do CX é aumentar a percepção geral da marca, além da fidelidade do cliente. Eles, geralmente, estão criando melhores maneiras de comercializar, de se comunicar com os clientes e de projetar sensações e desejos agradáveis para todos os que estiverem interessados.
Os UX, por outro lado, passam a maior parte do tempo projetando produtos (digitais ou não), sem contar que observam os usuários quando eles fazem qualquer tipo de interação e, enfim, projetam maneiras de melhorá-lo com base nesses feedbacks.
Com tudo isso dito, certamente você não irá mais errar quando te perguntarem sobre a diferença entre UX e CX. Aliás, vale a pena montar reuniões com outros gestores para falar da importância que esses nichos poderão ter, se inseridos no dia a dia da marca. Que tal se diferenciar da concorrência?
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