Se está pensando em abrir uma microempresa do ramo de inversor de frequência, uma loja de roupas ou qualquer outro tipo de comércio, saiba que esta jornada não será nada fácil.
Compilamos tudo que deve saber para ter sucesso (de novas tecnologias a conselhos que os empreendedores gostariam de ter ouvido antes de iniciar seus negócios). Quer entender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente!
Resumo da Postagem
As ferramentas e recursos de automação sempre serão seus aliados
Existem ferramentas e recursos para automatizar tarefas administrativas como: folha de pagamento e trâmites de recursos humanos, contabilidade, comunicação e assessoria, gerenciamento de calendário e recrutamento de talentos.
Fazer uma pesquisa aprofundada trará até você opções para suas necessidades, além de lhe dar os benefícios tecnológicos. Isso fará com que seu dia a dia seja tão relaxante quanto se tivesse um ventilador climatizador em sua mesa.
Tudo isso é um jogo de números… fique atento a cada vírgula
A saúde financeira do seu negócio é fundamental para o seu sucesso. Por isso, se ainda não tiver feito, considere itens como: despesas administrativas, aluguel, salários de funcionários, etc.
Os problemas de caixa geralmente resultam de:
- Margens baixas de ganhos devido a preços com desconto ou custos não controlados;
- Política de crédito descontroladas;
- Estratégias de cobrança ineficazes;
- Dinheiro preso no estoque.
As pessoas certas fazem toda a diferença
Contratar o funcionário certo é fundamental para administrar e fazer crescer um negócio. Embora não haja uma maneira infalível de garantir que uma nova contratação funcione, existem certas qualidades que a pessoa deve possuir:
- Ética de trabalho: trabalha duro, estabelece metas e as alcança;
- Inteligência social: interage bem com outras pessoas;
- Confiabilidade: disposto a seguir e se comprometer a concluir as tarefas no prazo, isso é tão imprescindível quanto um purificador de ar para o quarto de uma pessoa com alergias;
- Comunicação: se comunica com clareza e entende que a falta deste tópico pode ser prejudicial;
- Motivação: funciona de forma eficaz mesmo com pouca supervisão;
- Espírito de equipe – colabora com outros membros.
Delegue seu caminho para o crescimento de todos
Não dá para um gestor fazer todas as coisas que precisam ser feitas em sua empresa. Por isso, delegue algumas tarefas, pois é melhor se concentrar no que faz melhor e agregar mais ao negócio.
Delegar as tarefas certas aos funcionários certos garante que elas sejam cumpridas no prazo e o trabalho seja feito, mesmo quando o proprietário ou gerente da empresa não estiver por perto.
Também envie a mensagem de que você confia em seus funcionários, o que fará com que eles confiem em você, aumentando a produtividade e o engajamento no futuro.
Um diálogo horizontal é sempre interessante, não deixando pistas que há preferência deste ou daquele talento, ou as tão conhecidas ‘fofocas’ nos corredores. Tudo ao seu tempo e no momento correto trará estabilidade ao dia a dia.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.