Se é empreendedor, não importa o setor, seja atuando na área de locação de grupo gerador, serviços bastante requisitado por indústria, ou do segmento de alimentação, estar por dentro das inovações do mercado é sempre relevante.
Isso porque alguns tipos de inovações, tecnologias e tendências podem impactar direta ou indiretamente os negócios. Além disso, saber sobre eles também ajuda a obter insights, ideias para aplicar em processo ou em outras áreas da organização.
Como surgem as inovações e porque elas são importantes?
As inovações, muito diferente do que alguns podem imaginar, não parte somente da capacidade de criatividade, mas também da incorporação e, é claro, o bom emprego de tecnologias.
Elas trazem grandes benefícios que ajudam a melhorar a performance de sistemas, equipamentos e até mesmo produtos, como uma luminária de emergência, afinal, há sempre novidades nesse campo que ajudam a desenvolver itens com melhor capacidade de aproveitamento energético.
Além disso, a inovação também parte da capacidade de identificar oportunidades e também de tendências relacionadas à própria dinâmica do mercado empresarial, muitas vezes influenciado pelo comportamento do consumidor.
Por essas e outras razões que as inovações são altamente importantes para o desenvolvimento do mercado em geral.
8 inovações e tendências do mercado para ficar de olho
- Novos formatos de trabalho: a flexibilidade nos formatos de trabalho é uma das inovações e tendência na área corporativa mais recentes, que englobam o home office, o híbrido e o anywhere office, que é a atuação realizada de qualquer lugar que prefere o profissional.
- Serviços em nuvem: as tecnologias em nuvem estão cada vez mais em evidência e atualmente o foco está direcionado ao desenvolvimento de serviços baseados nessa tendência consolidada de tecnologia.
- Aumento da importância do ESG: Environmental, social, and corporate governance (ESG), ganhou enorme força nos últimos tempos e adoção de boas práticas nesses âmbitos tem sido buscado desde grandes corporações, como as indústrias de materiais de construção, como as especializadas em tubo flexível, como de outros setores e companhias menores.
- Saúde mental: com o alto índice de adoecimento mental de colaboradores, a saúde mental virou tema dentro das empresas, que passam a implementar programas de apoio psicológico mais estruturados para prevenção, identificação e tratamentos de casos que surgem e com isso evitar afastamentos.
- Expansão de microfranquias: as franquias já eram vistas como oportunidades de negócio para quem deseja empreender, agora surgem com mais intensidade as microfranquias que atendem a demanda daqueles que têm curto orçamento, mas querem ter um negócio próprio.
- Alimentação saudável: o consumidor está mais inclinado a investir em comida saudável, visto que a qualidade de vida e bem-estar estão entre as prioridades.
- Mercadorias feitas à mão: outra tendência vinda das mudanças do comportamento do consumidor são os produtos artesanais que abarca desde itens de decoração a alimentos.
- Metaverso: embora ainda haja pouco sobre as aplicações práticas do metaverso, há muitas perspectivas de que essa inovação será disruptiva para diversos segmentos que esperam resultados financeiros com ela.
Finalizamos o nosso artigo sobre o que você precisa saber sobre as inovações do mercado. Se gostou do conteúdo compartilhe nas suas redes.