Você já parou para pensar como os melhores resultados aparecem para você ao fazer uma pesquisa no Google? Afinal, existem milhões de conteúdos espalhados pela internet falando sobre os mais diversos assuntos, como outsourcing de impressão, por exemplo, como definir se aquele site é seguro? Como saber se ele é bom?
É exatamente aí que entra o algoritmo do Google. Ele nada mais é do que uma ferramenta que otimiza os sites e identifica quais deles são relevantes ou não para a pesquisa de cada pessoa.
O algoritmo filtra aqueles que ele considera irrelevante e sempre destaca aqueles mais importantes, que são ideias para cada usuário. Porém, para que você consiga receber um conteúdo de qualidade, e resultados excelentes na sua primeira pesquisa, foi necessário de várias atualizações e inovações por parte dos algoritmos.
Afinal, o algoritmo do Google se desenvolveu conforme o tempo foi passando, se aperfeiçoando até chegar no nível onde ele se encontra hoje.
No texto de hoje, vamos mostrar para você quais foram as principais atualizações dos algoritmos do Google, confira!
Resumo da Postagem
Florida (2003)
A primeira grande atualização do algoritmo do Google foi no ano de 2003, quando surgiu a Flórida. Foi ela quem colocou o SEO no mapa, removendo só no seu lançamento, cerca de 50% dos sites existentes.
Essa atualização foi a pioneira, e eliminou sites com qualidade baixa, que usavam práticas consideradas ruins como o keyword stuff para alavancarem seu conteúdo sobre equipamentos de combate a incêndio.
Panda (2011)
8 anos depois, tivemos a segunda grande atualização do algoritmo do Google, conhecido como Panda. Ela afetou quase 12% dos resultados das pesquisas, penalizando sites que apresentavam conteúdo de baixa qualidade.
O foco era justamente nos sites que utilizavam muitos anúncios e que não apresentavam uma boa experiência para os usuários.
Hummingbird (2013)
Em 2013, tivemos a Hummingbird, considerada uma das maiores atualizações do algoritmo do Google, ela não fez apenas uma mudança, e sim, trabalhou com uma revisão completa dele.
Os resultados passaram a não se limitar apenas à palavra-chave digitada, mas sim, a entender sinônimos e o contexto onde os termos foram inseridos. Essa atualização melhorou a experiência do usuário apresentando os resultados de acordo com sua intenção de busca.
Mobilegeddon (2015)
Em 2015, os dispositivos móveis já eram responsáveis por grande parte das pesquisas no Google, o que fez com que a plataforma adaptasse seu algoritmo para atender ao público Mobile.
O objetivo era priorizar sites que eram amigáveis às buscas feitas pelos dispositivos móveis,ou seja, um melhor rankeamento agora significava ser responsivo.
Rank Brain (2015)
No mesmo ano, o Google fez a primeira adição de Inteligência Artificial dentro do seu algoritmo através da Rank Brain, ajudando na interpretação e apresentação dos resultados de busca.
A linkagem, o conteúdo e as palavras-chaves, agora passaram a ter um entendimento maior e mais semântico, o que ampliou o leque de oportunidades e trouxe ainda mais precisão aos usuários.
Fred (2017)
Depois de muitos anos, novamente foi lançada uma atualização que combatia sites de baixa qualidade e que utilizavam muitos banners de propaganda de produtos como lacre de segurança.
O Fred mirava em beneficiar os sites com boas práticas de SEO, e punir aqueles que não cumprissem com as boas normas e condutas do Google.
Bert (2019)
O Bert, é a sigla para Bidirectional Encoder Representations from Transformers, e é mais uma atualização que mira trazer o processamento de linguagens naturais para a pesquisa dos usuários.
Essa atualização é voltada para melhorar ainda mais a experiência dos usuários, trazendo resultados ainda mais assertivos.
Agora conte para a gente nos comentários abaixo, o que achou sobre o texto de hoje? Já conhecia todas essas atualizações do algoritmo do Google? Comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, até a próxima.
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.