Se você está abrindo uma nova empresa ou se deseja lançar um novo produto, seja da área industrial ou de inversor de frequência, provavelmente está passando pela tradicional dúvida: afinal, qual o preço devo colocar?
A precificação de produtos ou até mesmo serviços, como a consultoria de um marketing de relacionamento, nunca é uma tarefa simples. Falando especificamente sobre a parte física dos produtos vendidos, existem vários pontos que devem ser avaliados e colocados na balança antes de bater o martelo.
Se você está com dificuldades de sacramentar o preço ideal, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, iremos mostrar quais critérios devem ser considerados ao estabelecer preços em seus produtos, confira!
Resumo da Postagem
Verifique o mercado
O primeiro critério que você deve avaliar é o mercadológico, para isso, é preciso que você coloque a mão na massa e dê uma boa pesquisada nos seus concorrentes e qual o valor que eles estipularam para os produtos que você irá comercializar.
Procure fazer uma pesquisa profunda, tanto do valor dos produtos como também das empresas que comercializam ele. Conheça sobre a marca, seu número de vendas, tempo de mercado, entre outros fatores. Entender e conhecer seus concorrentes é um fator crucial para ganhar vantagem em suas vendas, como o ramo de porta de enrolar, por exemplo.
Tudo isso junto, vai te ajudar a ter uma consciência maior sobre o mercado e entender uma média de preços do seu produto de acordo com cada empresa que está comercializando ele, entenda que, cada indústria 5.0, terá preços diferentes, então estabeleça uma média geral.
Pese o lado financeiro
O segundo critério é o lado financeiro, esse talvez seja o mais complexo, demorado e o que você deve redobrar a sua atenção para ser funcional. É preciso colocar alguns fatores na balança.
O primeiro deles é o seu custo fixo para produzir aquele produto, ou seja, quanto você gasta com aluguel, contas de água e luz, mão de obra, entre outros.
Depois do custo fixo, é preciso colocar as variáveis e alguns outros fatores na balança como, por exemplo, possíveis impostos, frete ou fator logístico, algum problema na produção, manutenção de maquinários caso a distribuidora da sua balança industrial digital dê problema, por exemplo, e por aí vai.
Essa é uma parte extremamente delicada, mas que te ajuda a dar um preço final para o seu produto, tudo deve ser colocado na balança de forma efetiva, com calma e extrema precisão.
Após fazer a somatória total, é preciso estipular um preço visando, é claro, o seu lucro líquido, seja cuidadoso e leve também em consideração, o valor mercadológico para auxiliar sua escolha.
Busque um equilíbrio
Definido o fator mercadológico e de mercado, é hora de procurar um equilíbrio entre eles, se o valor de mercado for menor que seus custos internos, é preciso refazer a conta até que ela se encaixe na realidade mercadológica.
Os dois precisam estar em plena sintonia, para que você consiga ter lucro enquanto atende as demandas existentes dentro do seu mercado de atuação, ajudando a ter uma melhor gestão industrial.
Calcule os preços
No final de tudo, você começa a colocar na ponta do lápis e na calculadora, o preço final, faça uma previsão de vendas, considere alguns períodos sazonais e algumas variáveis do mercado, e estabeleça um preço final para o seu produto.
Coloque todos esses fatores na balança e pronto, defina um preço justo que atenda as demais demandas para que seu produto seja um sucesso.
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