O Google é a plataforma de busca mais popular do mundo, são mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias, e mais de 1,2 trilhão de buscas no mundo durante o ano inteiro, isso só mostra o quanto essa plataforma está presente em nossas vidas trazendo diversos benefícios ao nosso cotidiano.
Se você quer descobrir o que é um datador automático e para que ele pode servir para as suas máquinas, ou saber dados precisos como a distância do Rio Grande do Sul até o Pará, o Google irá te informar e tirar todas as suas dúvidas com enorme precisão.
Devido a toda sua popularidade e o seu alto uso, a plataforma procura sempre estar se reinventando e apresentando melhorias para crescer cada vez mais, dessa maneira, o seu algoritmo sempre é modificado e atualizado, para que os resultados sejam personalizados e entreguem a melhor experiência possível para o usuário.
A atualização é feita de forma constante e muitas vezes é até difícil acompanhar sua alta velocidade, para te ajudar nessa jornada, no texto de hoje separamos quais são as últimas atualizações do Google, bora conferir? Então vamos lá!
Resumo da Postagem
Atualizações no algoritmo do Google em 2022
Como citamos acima, o algoritmo do Google é crucial para manter a boa experiência e trazer conteúdo sempre de qualidade e relevante para o usuário, é ele quem filtra o que é considerado bom ou ruim, e entrega aquilo que é melhor no topo das pesquisas.
Isso influencia não só a experiência da pessoa, como também em quem cria esse tipo de conteúdo, já que tanto os profissionais de marketing quanto quem escreve os textos, deve sempre ficar de olho nos algoritmos, se adaptar às mudanças e procurar entregar o melhor possível para ficar em destaque.
As mudanças ocorrem de forma constante e neste primeiro semestre de 2022, já tivemos algumas notáveis, com as pessoas percebendo uma oscilação no tráfego de cerca de 40%, chegando a cair até 20% em alguns casos, para entender mais essa mudança e muitas outras, separamos as últimas atualizações do Google, confira!
Page Experience para desktop
Uma das mudanças que fez com que vários sites vissem o seu tráfego cair foi a Page Experience para desktop, essa atualização veio para melhorar os resultados de pesquisa com base na experiência que o leitor teria com o conteúdo apresentado.
Ou seja, ela visa aprimorar e filtrar, as páginas que possuem algo considerado positivo, como um link seguro, propagandas apenas do Ads do Google e um carregamento e uma identidade visual bem alinhados.
Aqueles que cumprissem esses pré requisitos saiam na frente, enquanto os outros recebiam uma grande bomba de vácuo por parte do público, vendo seu tráfego baixar em até 20% e perdendo sua prioridade na página inicial.
Análise e avaliação de produtos
O Google se tornou uma ótima ferramenta para compra e vendas de produtos, tanto como o Shopping quanto com o Meu Negócio, mas muitas pessoas ainda tem um pé atrás em relação a comprar na plataforma, e para isso, a análise e avaliação de produtos vem sendo algo sempre atualizado no algoritmo.
A atualização lançada em março de 2022, tem como objetivo melhorar a experiência dos usuários nos e-commerces e ajudar as pessoas a encontrarem produtos mais confiáveis e de maior qualidade, evitando que sites que não oferecem nenhuma informação real e de valor para o usuário, consigam um bom rankeamento.
Entre as mudanças, podemos destacar que alguns pontos agora são mais relevantes como inclusão de detalhes úteis e aprofundados, comentários que realmente venham de pessoas que usaram o produto e incluir informações relevantes como fornecedor, fabricante, recursos visuais, de áudio e de vídeo, detalhando melhor, para que serve e como funciona aquele seu oxigênio medicinal.
May Core Update 2022
Por último, a maior atualização do ano até agora veio da May Core Update 2022, que chegou no mês de maio, essa mudança consistiu em uma alteração geral em diversos pontos diferentes, que mudaram por completo, o tráfego orgânico das empresas.
O Google não detalhou muito, mas os principais pontos mudados foram em relação a: UX, tempo de carregamento, otimização gerais do SEO, organização e hierarquização das informações e bom conteúdo.
O que achou sobre o texto de hoje? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.