O e-commerce já é uma realidade há um bom tempo na vida dos consumidores, mas é fato que com a pandemia do COVID-19 ele ganhou ainda mais força. Nesse sentido, houve uma grande expansão das empresas, optando pelos galpões logísticos e outras estratégias para trazer ainda mais benefícios para os clientes.
A entrega, portanto, é o momento mais importante para quem está comprando e também para a organização. Afinal, é o primeiro contato físico que a pessoa terá com seu produto e a experiência precisa ser positiva para garantir novas compras e sua reputação no mercado. Nesse sentido, um elemento que faz toda a diferença é o rastreamento do pacote. Mas, sabemos que nem todo mundo entende sua importância e é justamente sobre isso que vamos falar no post de hoje. Vale frisar que caso tenha qualquer tipo de problema na entrega, o ideal é contatar o vendedor para juntos resolverem, caso não seja possível, terá que contatar um especialista como um advogado em Jaraguá do Sul para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas, caso não conheça nenhum, poderá solicitar o auxílio de um advogado online para ajudar no caso.
Resumo da Postagem
Importância do rastreamento de encomendas no e-commerce
Se por um lado, uma boa parcela da população já estava habituada com a compra on-line, por outro, milhões de pessoas descobriram esse universo na pandemia do COVID-19 e ainda estão se acostumando com esse novo universo.
Portanto, devemos analisar o cenário eletrônico para entender quais são os desafios enfrentados. Por exemplo, na compra física, a relação entre loja e cliente termina, geralmente, quando a compra é finalizada. Já dentro do meio digital existe uma cadeia logística por trás para fazer com que o consumidor receba o que comprou dentro do prazo determinado e sem nenhum tipo de avaria.
Nesse sentido, oferecer a opção de rastrear a entrega permite que o cliente fique mais tranquilo enquanto aguarda o produto, melhorando assim sua experiência de compra. Inclusive, o rastreamento é a melhor forma de o consumidor ter certeza de que o item realmente está a caminho e que tudo está acontecendo como o esperado.
Vale lembrar ainda que para a empresa, o rastreio é uma ótima ferramenta de gestão logística. Afinal, ele oferece todas as informações necessárias para o acompanhamento e controle da logística de envio de encomendas. Da mesma forma, também ajuda a analisar dados e na tomada de decisões, principalmente para casos em que há atraso ou extravio.
Não podemos ainda deixar de ressaltar que o monitoramento dos pacotes contribui para a administração das entregas de forma geral. Como consequência, pode contribuir ainda para melhorar o desempenho de diversos processos no transporte, resultando em uma imagem positiva de seu negócio perante o mercado.
Quais os benefícios de oferecer o rastreamento da encomenda?
Depois de entender a importância de disponibilizar o rastreio para o cliente, confira abaixo algumas das principais vantagens que reforçam sua relevância dentro do e-commerce:
Conter ansiedade do consumidor
Por mais que você deixe claro o prazo de entrega para o cliente, é fato que a ansiedade irá surgir em algum momento. Sendo assim, permitir que ele rastreie o produto pode ajudar a controlar essa preocupação. O ideal é comunicar o cliente sobre cada nova atualização de status, mas também pode fornecer o código de rastreio para que o consumidor faça isso por conta própria.
Ajudar na adaptação dos clientes
Como falamos, muitos brasileiros ainda estão se adaptando ao universo digital e o rastreamento da encomenda ajuda a evitar esse choque entre a realidade física e online. Isso quer dizer que você pode ajudar o cliente a entender que a compra realmente foi efetivada e que em alguns dias o produto chegará em sua casa. Isso irá transmitir segurança e confiança em sua empresa.
Transmitir credibilidade
Outro ponto importante é que conquistar a credibilidade é um dos principais desafios do e-commerce, mas o rastreio de encomendas pode ajudar nesse aspecto. Afinal, contribui para garantir ao cliente que irá receber o produto dentro do que foi estipulado.
Agir rápido em meio a problemas
Sabemos que nem tudo é perfeito e que problemas com a entrega podem sim acontecer. Portanto, com o rastreio você consegue entender se o pedido irá atrasar e comunicar o cliente. Dessa forma, você mostra que está acompanhando o processo de entrega e que realmente se importa com a encomenda. Por mais que não seja algo interessante para o cliente, esse contato irá tranquilizá-lo e melhorar sua imagem mesmo com esse tipo de situação.
Evitar reenvios
Por fim, ao acompanhar sua entrega e ter uma precisão de quando o produto irá chegar, o cliente pode se preparar para receber o pacote ou pedir para que alguém o faça. Com isso, você evita reagendamento de entrega, visto que não são benéficas nem para o cliente e muito menos para o lojista.
Então, agora que você entende a importância do rastreio em um e-commerce, já pode colocar em prática em sua empresa. Afinal, como você viu são diversos benefícios promovidos para seu negócio, melhorando sua imagem perante o mercado, além de facilitar os procedimentos em caso de problemas. Inclusive, incluir o código de rastreio é algo relativamente simples, mas que promove retornos grandiosos para sua organização.