Storytelling: O que é? Vale a pena apostar?

Um dos meios mais primitivos que se tem de registrar a história é por meio da contação de histórias e é uma prática que se tornou comum para a sociedade em geral, sendo retratada por meio do teatro desde o tempo dos gregos e, atualmente, pela adaptação cinematográfica. Isso demonstra que a sociedade ainda mantém as tradições, apenas atualiza ela.

Dessa forma, o storytelling é um meio ativo de contar histórias, que é o que significa em sua tradução do inglês. Sendo assim, essa prática é a união de contar uma história com a utilização de recursos audiovisuais, sendo de extrema importância para a sociedade, assim como roletes industriais são para o setor industrial.

Resumo da Postagem

O que é o storytelling?

A capacidade de transmitir um conteúdo por meio de uma narrativa e enredo pode ser um desafio para algumas pessoas, mas evidencia-se como um método muito efetivo para manter essas tradições que vieram da literatura oral quando a escrita ainda era precária. 

Diante disso, essa prática pode ser levada para o campo de marketing, o que implica na sua contação de histórias em comerciais e outros tipos de propagandas audiovisuais, como anúncios na plataforma Youtube, pois é um meio que vai cativar o usuário por meio de uma narrativa e enredo interessantes. 

Muito se vê dessa prática em propagandas da Coca Cola e Seara, por exemplo, pois é construída uma narrativa inteira para que o consumidor possa, de alguma forma, se enxergar naquela realidade e compreender que obtendo aquele produto, ele também pode fazer parte daquele cenário na sua própria realidade.

Vale a pena apostar nessa técnica?

Se é um meio que está dando certo há muito tempo, por que não deveria investir nele? É uma pergunta fácil de ser respondida, mas que demanda de uma atenção especial para que possa ser executada como deve, afinal é um meio essencial para que os clientes possam se identificar com aquela realidade. 

Com esse método, é possível fazer a promoção de qualquer produto ou serviço, como um compressor de ar odontológico, por exemplo, a partir da criação de uma narrativa e que tenha um bom contexto de ação, afinal é preciso cativar. 

O que é preciso para fazer um storytelling?

Em geral, é possível fazer um storytelling com alguns itens básicos que fazem parte dos requisitos para ter uma boa atuação de uma propaganda. Quer saber quais são? Acompanhe a lista abaixo:

  • Identificação do produto que será focado; 
  • Elaboração inicial do processo de criação do contexto da narrativa;
  • Criação do cenário;
  • Escolha de roupas;
  • Escolha do áudio;
  • Elementos visuais que irão compor o ambiente;
  • Roteirização;
  • Gravação;
  • Edição.

Diante disso, é visível que esse processo, ainda que demorado, é um meio muito fértil de garantir que a imersão do cliente seja total e que ele possa ter a ciência de uso do melhor produto disponibilizado pela sua empresa, identificando que é muito mais do que apenas um produto, mas um estilo de vida, refletindo diretamente no dia a dia deste usuário, como o serviço de filtragem industrial é para o setor industrial, tendo uma importância real.

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