Um dos meios mais primitivos que se tem de registrar a história é por meio da contação de histórias e é uma prática que se tornou comum para a sociedade em geral, sendo retratada por meio do teatro desde o tempo dos gregos e, atualmente, pela adaptação cinematográfica. Isso demonstra que a sociedade ainda mantém as tradições, apenas atualiza ela.
Dessa forma, o storytelling é um meio ativo de contar histórias, que é o que significa em sua tradução do inglês. Sendo assim, essa prática é a união de contar uma história com a utilização de recursos audiovisuais, sendo de extrema importância para a sociedade, assim como roletes industriais são para o setor industrial.
Resumo da Postagem
O que é o storytelling?
A capacidade de transmitir um conteúdo por meio de uma narrativa e enredo pode ser um desafio para algumas pessoas, mas evidencia-se como um método muito efetivo para manter essas tradições que vieram da literatura oral quando a escrita ainda era precária.
Diante disso, essa prática pode ser levada para o campo de marketing, o que implica na sua contação de histórias em comerciais e outros tipos de propagandas audiovisuais, como anúncios na plataforma Youtube, pois é um meio que vai cativar o usuário por meio de uma narrativa e enredo interessantes.
Muito se vê dessa prática em propagandas da Coca Cola e Seara, por exemplo, pois é construída uma narrativa inteira para que o consumidor possa, de alguma forma, se enxergar naquela realidade e compreender que obtendo aquele produto, ele também pode fazer parte daquele cenário na sua própria realidade.
Vale a pena apostar nessa técnica?
Se é um meio que está dando certo há muito tempo, por que não deveria investir nele? É uma pergunta fácil de ser respondida, mas que demanda de uma atenção especial para que possa ser executada como deve, afinal é um meio essencial para que os clientes possam se identificar com aquela realidade.
Com esse método, é possível fazer a promoção de qualquer produto ou serviço, como um compressor de ar odontológico, por exemplo, a partir da criação de uma narrativa e que tenha um bom contexto de ação, afinal é preciso cativar.
O que é preciso para fazer um storytelling?
Em geral, é possível fazer um storytelling com alguns itens básicos que fazem parte dos requisitos para ter uma boa atuação de uma propaganda. Quer saber quais são? Acompanhe a lista abaixo:
- Identificação do produto que será focado;
- Elaboração inicial do processo de criação do contexto da narrativa;
- Criação do cenário;
- Escolha de roupas;
- Escolha do áudio;
- Elementos visuais que irão compor o ambiente;
- Roteirização;
- Gravação;
- Edição.
Diante disso, é visível que esse processo, ainda que demorado, é um meio muito fértil de garantir que a imersão do cliente seja total e que ele possa ter a ciência de uso do melhor produto disponibilizado pela sua empresa, identificando que é muito mais do que apenas um produto, mas um estilo de vida, refletindo diretamente no dia a dia deste usuário, como o serviço de filtragem industrial é para o setor industrial, tendo uma importância real.